Selic: Copom tende a cortar taxa de juros em 0,5 ponto percentual nesta quarta

Contribuição: Prof. Raphael Moses

Investing.com – O Comitê de Política Monetária (Copom) inicia nesta terça-feira, 30, a reunião de dois dias para decidir os rumos da taxa de juros básica da economia brasileira. A expectativa de consenso é de que haja um corte na Selic em 0,5 ponto porcentual, que iria de 11,75% para 11,25% ao ano. Na última reunião, também em dezembro, o Copom reduziu os juros nesta mesma magnitude.

(…)

Raphael Moses, professor de economia do Coppead/UFRJ, concorda com a projeção do mercado de cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões e acredita que a Selic deve ficar entre 9% e 9,5% ao final do ano. A piora no índice de difusão e na inflação de serviços são pontos que ainda serão monitorados, completa Moses. Em janeiro, a prévia da inflação brasileira medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo de meio mês, o (IPCA-15), subiu 0,31%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Não só na próxima reunião, mas a de março também deve ter um corte de 0,5 ponto percentual. Entre os principais motivos, a inflação brasileira medida pelo IPCA-15 foi boa em números, mas não foi tão boa assim em composição. Além disso, as condições internacionais têm mostrado melhora na questão inflacionária, sem expectativa de alta nos juros americanos. Por último, a situação fiscal tem mostrado progresso, apesar de ser um ponto que levanta preocupações e traz mais incertezas”, detalha.

Nada indica uma aceleração nos cortes, para 0,75 ponto percentual, por exemplo, no entendimento de Moses, devido à composição da inflação – a não ser que os próximos dados locais e internacionais melhorem muito. “É muito difícil atingir a meta de 3% em 2024, mas a inflação não deve passar do teto da meta de 4,5%, dentro do limite”, completa, ao estimar entre 3,5% e 4% para o IPCA ao final do ao.

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima