Riscos e Oportunidades em 2024

Artigo: Prof. Rodrigo Leite

Novo ano, velhas questões. Nesse meu primeiro texto de 2024 para o Investing.com, gostaria de comentar sobre os riscos e oportunidades no mercado financeiro nesse ano que se inicia.

O ano passado foi (mais um) ano muito ruim para o varejo. Com o desenrolar do escândalo das Lojas Americanas (BVMF:AMER3) e com os problemas da Magazine Luiza SA (BVMF:MGLU3) e Casas Bahia (BVMF:BHIA3), o setor sofreu bastante. Esperava-se que a queda na SELIC pudesse estimular o consumo e, então, gerar externalidades positivas para o setor. Porém, a queda de juros se deu numa velocidade menor do que a esperada, e ela fechou o ano a 11,75% ao ano. Espera-se que esse ano a SELIC feche entre 8,25% e 9,25% ao ano. Isso pode ser um alívio no setor ou um balde de água num incêndio, a depender do crescimento do PIB e do déficit público em 2024.

(…)

Falando da Renda Fixa, a esperada queda da SELIC deve diminuir a atratividade desses investimentos, com as NTNs possivelmente pagando um prêmio inferior a 5% ao ano, corrigido pelo IPCA, caso o cenário fiscal fique sob controle. Para aqueles que possuem posição em NTNs, isso significa um possível bom ganho de capital devido à marcação a mercado dos títulos. Assim, os investidores poderão em 2024 realizar esses ganhos e aumentarem suas posições em investimentos de maior volatilidade (FIIs e ações).

(…)

O cenário à frente possui incertezas e riscos, porém, qualquer que seja o cenário econômico e as notícias de 2024, uma coisa é certa, uma carteira diversificada em muitos ativos e com uma alocação inteligente vai conseguir resultados melhores do que aqueles que ficarem pulando de investimento em investimento à procura da rentabilidade momentânea.

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima