Reforma tributária pode mexer na cesta básica, nos impostos e até na Uber: entenda!

Em contribuição ao PronaTEC, o professor Rodrigo Leite, dar seu parecer sobre a reforma tributária e sua modificação atual.
Contribuição: Prof. Rodrigo Leite

Deputados querem aprovar o novo texto da reforma tributária ainda nesta semana, antes que se inicie o recesso parlamentar que está marcado para 17 de julho. A Proposta para a Emenda à Constituição (PEC) prevê alterações somente nos impostos que incidem sobre o consumo.

Diante disso, é importante que os brasileiros tenham atenção às novas regras que vão surgir caso a PEC seja aprovada. Sendo assim, saberemos o que será mudado e como essa reforma pode impactar no dia a dia dos cidadãos.

(…)

Grande parte dos medicamentos não devem alterar o preço na reforma tributária. Segundo informou Rodrigo Leite, professor de Finanças e controle Gerencial do COPPEAD/UFRJ.

Uma parte dos medicamentos constam na previsão de alíquota reduzida. Existem alguns que estão na opção de alíquota zero, como é o caso dos medicamentos para o tratamento de câncer.

(…)

Esse setor será altamente impactado pela reforma, este é o que mais terá aumento, porque o IBS será maior. Mas o efeito global será quase nulo, algumas coisas serão prejudicadas e outras não, assim disse Rodrigo Leite.  

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o aumento desse serviço pode ser compensado com a redução do preço da energia elétrica. 

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima