Quais são os limites da política monetária?

Em artigo do Valor Investe, o professor de Macroeconomia e Finanças, Claudio de Moraes, comenta sobre os limites da política monetária.
Artigo: Prof. Claudio de Moraes

Em meu último artigo neste espaço afirmei que o principal limitador dos Bancos Centrais na subida dos juros não é mais a recessão econômica. Recessão que pode ser produzida pela alta de juros. Hoje, o limitador da política monetária são os riscos à estabilidade financeira.

(…)

De forma semelhante verificamos hoje em dia uma elevação da inflação global, o que requer um combate por meio da política monetária. Mas, a subida dos juros do FED hoje, muito menor que àquela utilizada pelo FED de Paul Volker, produziu um efeito muito mais intenso na estabilidade financeira. Do início de março de 2023 até o começo de maio, já foram à falência o Silicon Valley Bank, o Signature Bank, o Silvergate e, mais recentemente, o First Republic Bank. Isso sem contar o Credit Suisse. Para comparação dos dois episódios de política monetária é possível observar no gráfico a seguir os juros praticados no período Volker, que culminou em quase 20%aa em 1980, e a trajetória das taxas de juros da política monetária utilizadas pelo FED recentemente, que atualmente está levemente superior a 5%aa.

(…)

Em segundo lugar, e muito mais severo, é o crescimento do papel do mercado financeiro na sociedade contemporânea. Desta forma, tem sido ativado cada vez mais o que chamo de “paradoxo da intermediação financeira”, ou seja, os intermediários potencializam as transações, as sinapses econômicas, mas, na medida que potencializam, expõem o sistema ao risco de ruptura, com ampliação do risco sistêmico.

(…)

Portanto, as condições financeiras são cada vez mais determinantes na condução da política econômica dos países. E o Brasil, como fica nisso? Da mesma forma, o Brasil desregulou o mercado em 1988, com a criação dos bancos múltiplos. Porém, nosso crédito-PIB ainda é baixo, gira em torno de 50% do PIB (equivalente aos anos 40 nos EUA). Por outro lado, temos visto um grande crescimento da inadimplência, que limita a atuação da política monetária no Brasil. Assunto para o próximo artigo.

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima