fbpx

Transcendendo a abordagem individual do consumo: Uma investigação dos significados do automóvel pela perspectiva das famílias

Tipo
Artigos

Ano
09/03/2015

Linha de Pesquisa
Tomada de Decisão, Comportamento e Ética

Autor(es)
Maribel Carvalho Suarez, Leticia Moreira Casotti

Orientador

https://www.bbronline.com.br/index.php/bbr/article/view/115/169


Brazilian Business Review, v. 12, n. 2, pp. 91-114. Resumo: Na área de comportamento do consumidor, as famílias são identificadas como grupo de referência fundamental no processo de consumo. Historicamente, pesquisas envolvendo decisões de compra têm, em sua maioria, foco em decisões individuais sem contemplar as dinâmicas de interações dentro desse importante grupo. Utilizando-se de abordagem qualitativa, baseada no método dos itinerários, o presente trabalho investiga como os significados relacionados à compra de um automóvel ajudam a moldar relações dentro da família, quando se investiga o consumo. A partir de entrevistas e de observações realizadas com diversos integrantes de dez famílias paulistanas, o presente trabalho evidencia os automóveis como artefatos capazes de demarcar valores e hierarquias familiares, funcionando ainda como importante ferramenta “educacional” e de transição para vida adulta dos filhos.

Rolar para cima