fbpx

Turismo voluntário e o bem-estar do consumidor na pesquisa transformativa do consumo

Tipo
Artigos

Ano
18/12/2015

Linha de Pesquisa
Tomada de Decisão, Comportamento e Ética

Autor(es)
Thiago Gomes de Almeida, Letícia Moreira Casotti

Orientador

https://periodicos.unifor.br/rca/article/view/3958/pdf


Revista Ciências Administrativas, v. 21, n. 2, pp. 531-553. Resumo: A pesquisa transformativa do consumo é uma vertente de estudos preocupada em contribuir para o bem-estar do consumidor, tendo em vista o impacto gerado pelas práticas de mercado. Ao mesmo tempo, foi possível localizar um referencial também recente sobre turismo voluntário, que envolve lazer e trabalho em prol de auxiliar comunidades em situação de fragilidade, e tem mobilizado esforços de estudos acadêmicos e de indivíduos engajados em questões relacionadas à redução da pobreza e da desigualdade social. Este artigo tem como objetivo analisar o fenômeno do turismo voluntário pelas lentes da abordagem transformativa, destacando como esta abordagem pode contribuir para o desenvolvimento da pesquisa sobre o tema, e como o fenômeno do turismo voluntário pode oferecer oportunidades de teorização para a pesquisa transformativa. Foram identificadas e articuladas três oportunidades de construção de teorias: teorização em nível metodológico, multicultural e em serviços transformativos. Nas considerações finais, são apresentados caminhos futuros de pesquisa no contexto brasileiro.

Rolar para cima