Destaque de Doutorado Destaque de Doutorado Destaque de Doutorado

Doutorado

O programa de Doutorado do Coppead tem a missão de formar pesquisadores de alto nível que contribuam para avançar o conhecimento na área de gestão de negócios.

Os alunos beneficiam-se de estudos de alto nível, sendo preparados a partir de uma visão científico-metodológica e de sólido embasamento teórico. Ao concluírem o programa, os alunos estão preparados para seguirem uma carreira acadêmica dentro e fora do país, podendo também retornar ao mundo corporativo como executivos e consultores que buscam gerar valor às organizações.

  • Duração

    48 meses

  • Localização

    Rio de Janeiro - RJ

  • Inscrições

    Janeiro a Novembro

  • Duração

    48 meses

  • Localização

    Rio de Janeiro - RJ

  • Inscrições

    Janeiro a Novembro

Sobre o Curso

O programa pode ser dividido em 4 fases, que contém disciplinas obrigatórias e eletivas, a realização de um exame de qualificação, e as defesas do Projeto de Tese e da Tese em si.

A pesquisa de tese consiste em trabalho original no campo de interesse do candidato. O programa tem duração de quatro anos e exige dos alunos dedicação em tempo integral.

 

Os doutorandos podem substituir o Exame de Qualificação e a Defesa de Projeto de Tese pela submissão de 3 artigos acadêmicos ao longo do programa sobre o status atual de suas pesquisas em periódicos nacionais ou internacionais de relevância.

Esta decisão deve ser acordada com o orientador  e atender a algumas regras e prazos específicos.

 

A aprovação da tese pela Banca e o cumprimento das formalidades impostas pela Universidade permitirão o recebimento do Grau de Doutor em Ciências em Administração de Empresas, concedido pelo Coppead/UFRJ.

Depoimentos

Perfil do Aluno

Formação

Formação

Gênero

Gênero

Idade

Idade

Programa

As etapas do programa são:

  1. Disciplinas
  2. Exame de Qualificação
  3. Defesa do Projeto de Tese (em até 24 meses)
  4. Defesa de Tese (em até 48 meses)

 

As disciplinas são cursadas sobretudo no primeiro ano do programa, sendo cumprida uma carga horária mínima de 480h. Aqueles que não possuírem Mestrado, formação anterior em Administração ou na área de concentração poderão cursar disciplinas do Mestrado em complementação à sequência obrigatória para todos os alunos do Doutorado.

Mais informações sobre as etapas e os requisitos necessários em cada etapa serão informados no regulamento do programa, fornecido aos candidatos selecionados.

Job Market

Saiba mais sobre o perfil e o histórico profissional dos nossos alunos de Doutorado.

Dinter

O Instituto Coppead de Administração está aberto ao desenvolvimento de novas parcerias com instituições de ensino superior para estruturar programas interinstitucionais de doutorado no formato Dinter da CAPES.

De acordo sua filosofia de ensino e pesquisa, o Coppead entende como extremamente relevante para o processo de formação dos alunos da instituição parceira que o primeiro ano de créditos seja realizado nas instalações no Rio de Janeiro em regime integral.

O objetivo do Dinter é apoiar a formação de docentes de instituições distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa e fomentar a produção acadêmica nas instituições participantes do programa.   Dentre os diversos benefícios destacam-se a possibilidade de cursar créditos complementares em outras instituições de renome do Rio de Janeiro - sejam elas outras unidades da UFRJ ou outras IES - além como o convívio benéfico e produtivo para a formação em pesquisa com os docentes da casa e demais alunos da turma regular de doutorado. A imersão proporcionada ao se cursar o primeiro ano de créditos nas instalações do Coppead no Rio de Janeiro equivaleria a experiência de um ano de duração no exterior proporcionada pelo doutorado sanduíche. Para mais informações sobre o Dinter acesse o site da CAPES ou entre em contato conosco: atendimento@coppead.ufrj.br

Bolsas de Estudo

O Coppead oferece bolsas de estudo financiadas pelos principais órgãos de fomento do país: CNPq, Capes e Faperj. No entanto, o número de benefícios oferecidos é normalmente inferior à demanda.

Confira regulamento e informações nos sites dos órgãos de fomento:

Inscrição e Seleção

As inscrições para o programa de Doutorado estarão abertas no período de 14/01/2019 a 01/11/2019 e deverão ser realizadas somente pela internet através do site do Coppead.

Serão aceitos resultados obtidos nos testes ANPAD e TOEFL IBT realizados nos anos 2017, 2018 e 2019.

Etapas de Admissão

1. Realização dos testes de proficiência - Teste ANPAD e TOEFL e/ou GMAT, considerados válidos os exames realizados nos últimos três anos (2017, 2018 e 2019);

2. Entregar um Projeto de Tese de Doutorado entre 20 e 30 páginas em uma das linhas de pesquisa oferecidas pelo programa além das demais documentações exigidas;

3. Avaliação e classificação dos candidatos;

4. Homologação e divulgação dos resultados.

Arquivos

Edital Doutorado 2020

2 MB

Instruções para Elaboração de Projeto de Tese de Doutorado

29 KB

Instructions for the preparation of doctoral thesis proposal (DTP)

103 KB

Ficou com alguma dúvida?

Acesse nosso FAQ e pesquise o que quiser.