MBAs em saúde abraçam tecnologia no pós-pandemia

Em contribuição ao Folha de S. Paulo, a Profª Cláudia Araujo comenta sobre a importância dos MBAs incorporarem a tecnologia na área da saúde.
Contribuição: Profª Cláudia Araujo

Os problemas enfrentados na gestão da saúde pelo país na pandemia aceleraram a implementação de conteúdo sobre inovação para a busca de soluções nos MBAs da área.

Praticamente todos os aspectos de gestão de saúde, como logística da cadeia de suprimentos, administração de profissionais em situação de estresse e administração hospitalar com alta ocupação de leitos de UTI, foram impactados pela pandemia.

A partir de demandas dos próprios alunos, trabalhadores do setor, os MBAs tiveram de buscar novas respostas e soluções para os desafios. Para isso, adotaram diferentes estratégias.

Na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Cláudia Araujo, professora e coordenadora do pós-MBA em gestão de saúde, diz que tanto a grade quanto os conteúdos de sala foram adaptados

“A pandemia deixou claro que ter visão de gestor é fundamental na saúde, setor com demanda enorme no contexto pandêmico, recursos escassos, problemas na cadeia de suprimentos e pessoal estressado até o limite”, diz Cláudia.

O programa da USP, remoto, dura dois anos e tem cerca de 300 alunos pelo país. As mensalidades são de R$ 690. Andrea Bernardes, coordenadora, atribuiu o sucesso do programa às adaptações feitas em seu conteúdo.

A instituição trouxe ainda palestrantes de fora com grande experiência prática, como Gonzalo Vecina, fundador e primeiro presidente da Anvisa, para ajudar os alunos a resolver dilemas cotidianos.

Cláudia Araujo, da UFRJ, diz que MBAs, como um todo, são dinâmicos e sempre incorporam novidades às grades.

Segundo ela, a consolidação da telemedicina, o aumento de startups nos setor e o uso de ferramentas digitais devem tomar as discussões nas aulas dos próximos anos.

Veja todas as nossas notícias clicando aqui.