fbpx

Estas tendências de liderança vieram para ficar, segundo especialistas

Portal: Revista Exame
Data: 16/07/2019

 

A professora Elaine Tavares concedeu entrevista para a revista Exame

O que vai determinar o sucesso (ou o fracasso) de um líder hoje em dia e nas próximas décadas? Perguntamos isso a três especialistas

Seja em startups ou em grandes indústrias, a tendência é que os líderes sejam responsáveis por mapear tudo o que está acontecendo na sua área de atuação e até em outros setores. “Hoje o líder precisa entender um ecossistema muito complexo, que envolve o mundo externo, o ambiente interno da empresa, o futuro, o presente, a realidade nacional e também a internacional”, explica Elaine Tavares, diretora do COPPEAD, instituto de administração da UFRJ.

Segundo a diretora do COPPEAD, as habilidades comportamentais são as mais valorizadas pelas empresas atualmente, e as escolas de negócios estão atentas a essa demanda. Para ela, alguns temas fundamentais para os líderes de hoje são negociação, tomada de decisão, protagonismo, visão crítica e capacidade de fazer as equipes colaborarem. Por isso, Elaine avalia que a aprendizagem contínua é uma necessidade mais relevante do que nunca para quem está no topo das empresas.

Rolar para cima