Workshop Internacional Encontros COPPEAD: Comportamento do Consumidor Contemporâneo

Códigos e codificação na análise de dados: um workshop prático

O Encontros COPPEAD: Comportamento do Consumidor Contemporâneo tem por objetivo promover a interação entre a pesquisa acadêmica nacional e a pesquisa internacional, facilitando que pesquisadores internacionais de renome, com foco em estudos de cultura e consumo, possam ministrar palestras na universidade.

A edição de 2019 contará com a presença da pesquisadora Marcia Christina Ferreira (Brunel University). Sua pesquisa está inserida no campo de pesquisa de marketing interpretativo e tem como objetivo as aplicações entre temas, seguindo seu interesse no comportamento do consumidor, culturas de mercado, tecnologias de mídia e design. É membro ativo do Grupo de Pesquisa de Gerenciamento de Marca e Marketing Corporativo (MCBM) da Brunel Business School. Ela também é membro fundador do grupo de pesquisa CCT Scrutinizers; um grupo formado por acadêmicos juniores de oito países diferentes com o objetivo de criar um repositório de conhecimento para a comunidade da Teoria da Cultura do Consumidor e trabalhar como uma rede de apoio para seus membros.

Para este workshop, o tema “Códigos e codificação na análise de dados” será abordado de forma prática. Os tópicos discutidos e exercitados envolvem desde a criação de um protocolo de codificação, line-by-line coding, memos, até o uso de QDAS software. O Encontro espera assim reunir pesquisadores, discentes de pós-graduação e docentes de diversas Instituições de Ensino do Brasil interessados em processos de codificação e análise de dados qualitativos no âmbito do campo do comportamento do consumidor CCT.

COPPEAD International Workshops: Contemporary Consumer Behavior with Dr Marcia Christina Ferreira

Codes and coding: a practical data analysis workshop

The COPPEAD Internacional Workshop on Contemporary Consumer Behavior aims to promote the interaction between Brazilian and international researchers, inviting international top researchers on Consumer Culture Theory studies to lecture at the university.

The 2019 edition welcomes Dr Marcia Christina Ferreira from Brunel University London. Her research integrates the field of interpretive marketing research, exploring topics on consumer behavior, marketplace cultures, media technologies and design. She is an active member of the Marketing and Corporate Brand Management Research Group (MCBM) at Brunel Business School. She is also a founding member of the CCT Scrutinizers research group; a group of junior academics from eight different countries with the goal of creating a knowledge repository for the Consumer Culture Theory community and working as a support network for its members.

For this workshop, codes development and the coding process will be approached in a practical way. It will cover coding protocol, memo writing, constant comparison, categorisation, and analytic reflection. The Workshop thus hopes to bring together researchers, postgraduate students and scholars from several teaching institutions in Brazil interested in qualitative data coding and analysis processes within the field of CCT consumer behavior

Dia 04/09, das 14:00 às 16:00
Local: COPPEAD – UFRJ – Ilha do Fundão