Os NFTs (tokens não fungíveis) têm gerado muita polêmica, e diversas críticas. Mesmo assim, a peça desperta cada vez mais interesse, e movimentação financeira, como no caso do atacante Neymar, que desembolsou mais de seis milhões de reais para adquirir duas obras digitais da coleção Bored Ape Tacht Club. Outra inovação da tecnologia que vem tendo atenção é o Metaverso, um ambiente que rompe as barreiras físicas e permite contato com pessoas que estejam em qualquer lugar do planeta através de “avatares”.
Apesar de ainda não serem popularizados no Brasil, tanto os NFTs, quanto o Metaverso, já são tendências mundiais graças ao avanço da realidade virtual. Entretanto, como toda inovação, eles são acompanhados de desconfiança e muitos questionamentos. O tema virou pauta da última edição da Revista Brasileira de Administração (RBA) e a coordenadora do Centro de Estudos em Estratégia e Inovação do Coppead/UFRJ, Paula Chimenti, contribuiu com a publicação analisando os possíveis desdobramentos das mudanças e as tendências futuras para o universo digital.
Acesse a edição da RBA na íntegra clicando aqui. (Matéria com participação da Professora Paula Chimenti disponível a partir da página 46).
Conheça mais também sobre nosso Centro de Estudos em Estratégia e Inovação.