Centro de Estudos em Estratégia e Inovação
Há mais de 14 anos, um grupo de pesquisadores e professores do Coppead se dedica a compreender a reconfiguração de negócios e empresas impactadas por novas tecnologias. Essas pesquisas levaram a aplicação dos conceitos de ecossistemas de negócio, plataformas, mercados de múltiplos lados, cenários para o planejamento estratégico e novos modelos de posicionamento.
Em 2010, foi formalizado o Centro de Estudos em Estratégia e Inovação, logo a seguir apoiado pelas Organizações Globo, com a Cátedra Globo de Estratégia e Mídias Digitais.
Repercussão Acadêmica
- 50 Pesquisas concluídas
- 6 Teses de Doutorado
- 36 Dissertações de Mestrado
- 20 Artigos publicados em periódicos
- 8 Estudos publicados em periódicos internacionais
- 39 Trabalhos Apresentados em Congressos
- 6 Apresentações em Congressos Internacionais
- 1 Prêmio de Melhor Artigo em Congresso (Raimar Richards Award)
- 22 Menções na Mídia
- 70 Participações em Bancas de Mestrado e Doutorado
- 1 Liderança de Tema no Anpad
Diálogo entre Teoria e Prática
- Estratégia e Inovação (Ecossistemas, Cenários, Inovação Radical e Disruptiva, Armadilhas e Respostas das Incumbentes, Modelos de Negócios);
- Liderança (Perfil e atuação do Líder Inovador);
- Marketing (Modelos de Adoção e Difusão de Tecnologias, Modelos de Motivação e Uso de Mídias, Algoritmos, Influência de AI na Educação)
Trabalhos Publicados
- Estratégia e Inovação (Ecossistemas, Cenários, Inovação Radical e Disruptiva, Armadilhas e Respostas das Incumbentes, Modelos de Negócios);
- Liderança (Perfil e atuação do Líder Inovador);
- Marketing (Modelos de Adoção e Difusão de Tecnologias, Modelos de Motivação e Uso de Mídias, Algoritmos, Influência de AI na Educação)Título: The Convergence Challenge: an analysis of the ecosystem of free-to air TV in Brazil / Periódico: Revista de Administração da USP
- Título: A New Conceptual Model for Business Ecosystem Visualization and Analysis / Periódico: Revista de Administração Contemporânea
- Título: O Impacto das Novas Mídias para os Anunciantes Brasileiros / Periódico: Revista de Administração da USP
- Título: Métricas, Mídias e Anunciantes: Discutindo a Relação / Periódico: Revista Brasileira de Marketing
- Título: From Print to Screen: Changes and Challenges Facing The Brazilian Publishing Industry / Periódico: Revista de Administração da USP
- Título: Eletronic Media Use: Towards an Integrative Model / Periódico: Journal of Global Information Management
- Título: O Impacto das Mídias Sociais Digitais na Comunicação Organizacional das Empresas / Periódico: Revista Future Studies
- Título: Adoção de Inovação em Mercados em rede: Uma análise da Introdução do Livro didático digital no Brasil / Periódico: Revista de Administração e Inovação
- Título: The Future of Newspaper: An Analysis from the Consumers Perspective / Periódico: Journal of Marketing Trends
- Título: Análise da Inovação no Processo de Convergência Midiática: O Caso da Indústria de Jornais Brasileira / Periódico: Revista Gestão e Desenvolvimento
- Título: Esporte Interativo: Esporte Interativo e o dilema de distribuição de conteúdo: Um estudo de caso para ensino / Periódico: Podium
- Título: Contagious Content: Viral Video Ads Identification of Content Characteristics that Help Online Video Advertisements Go Viral / Periódico: Remark
- Título: Proposition and Test of an Integrative Model for Media Use / Periódico: Handbook of Research on Technology Adoption, Social Policy, and Global Integration
- Título: Charting Ecosystems of Complex Phenomena: The Precision Medicine Case / Periódico: Biomedical Journal of Scientific & Technical Research
- Título: Sustainable Insurance Assessment: Towards an Integrative Model / Periódico: Geneva Papers
- Título: Future scenarios for the Brazilian energy ecosystem / Periódico: Futures
- Título: Present and Future of the Space Sector / Periódico: Space Policy
- Título: Proposition of a Taxonomy to Understand the Sharing Economy / Periódico: Australasian Marketing Journal (aceito para publicação)
- Título: Reflexões sobre Casos de Ensino Memoráveis – Editorial / Periódico: RAC
- Título: Genetic services diffusion in the precision medicine ecosystem / Periódico: International Journal of Pharmaceutical and Healthcare Marketing (IJPHM)Estratégia e Inovação (Ecossistemas, Cenários, Inovação Radical e Disruptiva, Armadilhas e Respostas das Incumbentes, Modelos de Negócios);
- Liderança (Perfil e atuação do Líder Inovador);
- Marketing (Modelos de Adoção e Difusão de Tecnologias, Modelos de Motivação e Uso de Mídias, Algoritmos, Influência de AI na Educação)