fbpx

Luís Antônio Dib soibre Os Perigos do Efeito de Desbotamento no portal Investing

Portal: Investing.com

O “desbotamento” do título refere-se às nossas memórias. Trata-se de um fenômeno psicológico que ocorre com a maioria das pessoas. Tendemos a esquecer com maior facilidade de eventos que geraram emoções negativas, enquanto nutrimos aquelas lembranças associadas às emoções positivas. Isto leva em inglês o acrônimo FAB, de Fading Affect Bias.

Quem tentou explicar este viés foi Freud, o pai da psicanálise, quando teorizou sobre o fenômeno da repressão. As emoções associadas às memórias autobiográficas negativas desaparecem mais rapidamente do que as emoções associadas às memórias autobiográficas positivas. Isto estaria intimamente ligado a um processo cognitivo e social que apoia uma visão positiva do “eu”, ao invés de uma negativa.

O viés tem um efeito importante na autoestima e no autoconhecimento de cada pessoa. Por conta dele, nós podemos efetivamente viver vidas mais felizes, sem carregar todo o peso de acontecimentos ruins do passado. Já eventos particularmente traumáticos são tão reprimidos que sequer conseguirão ser lembrados sem uma intervenção psicológica séria.

Pesquisas mostram que esse viés é prevalente entre indivíduos mentalmente saudáveis. Por outro lado, pessoas que sofrem de depressão, mesmo que leve, podem manter maior lembrança de suas emoções negativas em comparação com as demais, prejudicando a percepção positiva do eu.

Acesse a matéria na íntegra clicando aqui.

Rolar para cima