fbpx

COPPEAD e CBF fecham parceria inédita para fomentar o conhecimento de gestão aplicado ao setor

A CBF Academy, instituição educacional da Confederação Brasileira de Futebol, fechou uma parceria com o COPPEAD/UFRJ, escola de referência em gestão. O compromisso prevê a criação da Cátedra de pesquisa que estudará três grandes temas: Futebol Feminino, Valor da Marca CBF e Digitalização do Futebol. O objetivo é gerar a construção coletiva do conhecimento e potencializar a gestão do setor, tanto na administração das federações e dos clubes, quanto do ecossistema desse segmento que mexe com altas cifras e  a paixão de milhões de torcedores.

O futebol movimentou R$ 6,8 bilhões no Brasil em 2019, um valor quase 18% maior do que no ano anterior, segundo levantamento da Sports Value. De acordo com o Raio-X da CBF, só as negociações de jogadores e jogadoras que ingressaram ou saíram do futebol brasileiro em 2020 somaram mais de R$ 2 bilhões. Neste cenário, a parceria entre a entidade máxima da modalidade no país e o COPPEAD/UFRJ representa um grande passo no desenvolvimento do setor.

 “Estamos falando de produção intelectual no que diz respeito à gestão, negócio aplicado na indústria do futebol em geral e a contribuição para o desenvolvimento do setor e também da sociedade. Estudo e pesquisa devem ser contínuos e é isso que fazemos na CBF Academy, formando e transferindo conhecimento, através de cursos e programas, além da geração de pesquisa e novo conhecimento via Academy & Science. Agora, com a parceria com o COPPEAD/UFRJ, queremos potencializar ainda mais isso.”, explica Marco Dalpozzo, Diretor da CBF Academy e também de Recursos Humanos da CBF.

De acordo com Renato Cotta de Mello e Clarice Kogut, professores do COPPEAD e coordenadores do CENI – Centro de Estudos em Negócios Internacionais e que estarão à frente do desenvolvimento das pesquisas, a Cátedra é um programa amplo que permite investigar, refletir e compreender as tendências, cenários e transformações no mercado nacional e internacional, com uma alta conexão com os desafios estratégicos das organizações.

“A partir dela são desenvolvidas linhas de pesquisa que, no caso da CBF, serão focadas no Futebol Feminino, Valor da marca CBF no mundo e a Digitalização do futebol”, afirmam os coordenadores.

Ao todo, a equipe do CENI contará com seis pesquisadores, dentre eles dois professores e quatro doutorandos, além da parceria com escolas internacionais na Europa e América Latina.

“Uma das iniciativas será estudar grandes exemplos de clubes de outros países que se tornaram verdadeiras empresas e se internacionalizaram para, assim, aprendermos e fazermos um benchmarking, como por exemplo, questões como Global Branding. Além disso, analisaremos diferenças culturais e casos de empresas Born Digitals, ou seja, que trazem recursos tecnológicos para o futebol e como isso influencia o setor”, detalha a professora Clarice, acrescentando que com isso será possível gerar ainda mais profissionalização e rentabilidade do setor, desenvolvimento de recursos humanos etc.

Em paralelo, segundo o professor Renato Cotta de Mello, a Cátedra da CBF possibilitará o apoio no que diz respeito às bolsas de estudo para alunos do doutorado e mestrado do COPPEAD desenvolverem conhecimento na área de gestão do futebol.

Para Elaine Tavares, Diretora do COPPEAD/UFRJ, o projeto de Cátedra é uma prática internacional de parceria entre academia e mercado que traz benefícios para todos os envolvidos, já que integra a geração do novo conhecimento com a prática gerencial. Para ela, a universidade se beneficia com os recursos das empresas para o avanço da produção de conhecimento e aumento do seu repertório (pesquisa, ensino e atração de pesquisadores). A sociedade ganha a aplicação de novos conhecimentos e tecnologias e a empresa patrocinadora, no caso a CBF, se conecta a um centro de excelência de padrão internacional, tendo acesso a estudos de ponta e participando da agenda de pesquisa e de ações, além de relacionar sua marca à produção de conhecimentos de vanguarda em gestão.

Segundo a diretora, essa é uma parceria estratégica para todos. “A nossa escola se associa a uma instituição de renome em um momento disruptivo,  iniciativa que fomentará  uma indústria vital para o país tanto no ponto de vista econômico quanto cultural e social. E a CBF passa a ser ainda mais reconhecida como uma instituição que tem um olhar na inovação e na qualificação do setor”, conclui.

Celebrada por um ano, com possibilidade de extensão por mais dois, a parceria tem na Cátedra de pesquisa o pontapé inicial. Estão previstas ainda outras ações, entre elas a criação de um programa de capacitação para profissionais em posição de liderança no futebol nacional e internacional.

Sobre a CBF Academy

Criada em 2016, a CBF Academy já formou mais de 10 mil alunos em seus cursos, que abrangem desde a formação de técnicos através das Licenças (PRO, A, B e C), até as áreas de gestão esportiva no futebol, análise de desempenho, preparação física e de goleiros, direito esportivo, intermediação de negociações, entre outros. Há cinco anos, quando iniciou suas atividades, a Academy contava com seis cursos. Em 2020, foram realizados 68.

Sobre o COPPEAD/UFRJ

O Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma escola de negócios reconhecida globalmente pela sua excelência. O Coppead foi a terceira escola no Brasil e a primeira no Rio de Janeiro a oferecer um Programa de Doutorado; a primeira no Brasil a oferecer um MBA Full-Time de padrão internacional; e pioneira em Educação Executiva em Negócios e Gestão no Brasil. 

No Coppead, pesquisa e conhecimento são os eixos centrais de todas as atividades. Dessa forma, em interações diárias com alunos, empresas e outros atores de mercado, o conhecimento que a escola produz direciona a natureza da sua entrega em sala de aula e a interação com a sociedade.  O seu Full-Time MBA esteve 11 vezes no Top 100 do global MBA Ranking do Financial Times. O Seu MBA Executivo esteve 02 vezes no Top 100 do Executive MBA Ranking do Financial Times e seu MBA Executivo foi eleito o melhor MBA do Brasil pela Você S/A em 2016.

Produção do conteúdo: Contextual Assessoria e CBF Academy

Rolar para cima