Centro de Estudos em Consumo – CEC

Coordenado pelas professoras Leticia Casotti, Maribel Suarez e Roberta Campos, o CEC pretende estimular o olhar pluralizado sobre as práticas de consumo e gestão contemporâneos, inspirando pesquisadores, governo, empresas e mesmo consumidores a enxergarem novos ângulos de suas práticas cotidianas.

O centro ainda tem o objetivo de aprofundar e gerar conhecimento sobre métodos qualitativos (ex: método dos itinerários, netnografia, história de vida, análise de textos culturais, etnografia de consumo), que produzam integração de diferentes áreas das Ciências Humanas, como a Sociologia, a Antropologia e a Psicologia, com o objetivo de gerar informações e reflexões sobre questionamentos de Marketing, tanto no âmbito acadêmico quanto empresarial.

Projetos de Pesquisa
Comportamento do Consumidor

Subprojetos:

  • Cultural Branding;
  • Consumidor Produtor;
  • Anticonsumo;
  • Abandono do Consumo.
  • Marketing e Mídias Sociais
  • Estratégias da Indústria Tabagista no Brasil
  • Gênero e Consumo
  • Consumidora Negra
  • Consumidor Vulnerável
  • Turismo na Terceira Idade

Produção Científica

Livros e Capítulos

Cultura e Consumo no Brasil: estado atual e novas perspectivas

Cap. 1: Preparando o Caminho para a Chegada da Consumer Culture Theory . Por Roberta Campos, Thaysa Nascimento e Valeria de Pinho. A área de cultura e consumo é sempre uma desafiadora aventura. Os artigos encontrados nesse livro são, ao mesmo tempo, um guia e uma viagem para os que se interessam por esse tipo de aventura do conhecimento. O campo se constrói a partir de outras áreas que nos inspiram, nos apoiam e nos ensinam a como lidar com a serendipidade do consumo. A abordagem interpretativa traz para o conhecimento mais flexibilidade no lugar das generalizações, mais tolerância no lugar da busca por verdades e mais relativismo no lugar da busca por segurança. In: Marcelo de Rezende Pinto; Georgiana Luna Batinga. (Org.). Cultura e Consumo no Brasil: estado atual e novas perspectivas. 1ed.Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2018, v. 1, p. 55-62.

O Tempo da Beleza

Lançado em 2008, o livro O Tempo da Beleza, Consumo e comportamento feminino: novos olhares, organizado por Leticia Casotti, Maribel Suarez e Roberta Dias Campos, é o resultado da pesquisa “Beleza no Cotidiano” desenvolvida pela Cátedra L’Oréal de Comportamento do Consumidor. O trabalho foi realizado com mulheres cariocas, de classe alta e com idades entre 17 e 55 anos, aplicando-se o Método dos Itinerários – investigação executada no ambiente doméstico das entrevistas –, apresentando-se depoimentos e fotos dos produtos para definir, de forma mais próxima da realidade, o comportamento e o consumo de produtos de higiene pessoal e cosméticos. Reúne, ainda, artigos de psicólogos, antropólogos, economistas e sociólogos, levando o leitor a uma reflexão sobre as diferentes culturas, o funcionamento acadêmico das sociedades e as particularidades do nosso tempo, dissociando, assim, o tema do usual universo da futilidade.

À Mesa com a Família

Através de uma pesquisa qualitativa, Letícia Casotti oferece, neste livro, uma visão abrangente das preferências, dos conflitos e mesmo das perplexidades por que passam os consumidores de alimentos brasileiros. Com um texto envolvente, sinaliza, neste estudo que teve origem em sua tese de doutorado na área de Inovação Tecnológica e Organização Industrial (ITOI), importantes pontos para serem pensados e aproveitados por empresas e profissionais ligados ao consumo de alimentos.

Relações com os Consumidores: Experiências Brasileiras

Produzir um conhecimento a respeito das especificidades presentes nas relações com o consumidor brasileiro é um desafio que precisa ser encarado por pesquisadores e executivos no nosso país. Em Relações com os Consumidores: Experiências Brasileiras, estão descritos casos recentes de empresas em atuação no Brasil, através dos quais o leitor pode conhecer e se aprofundar em aspectos práticos e conceituais relativos ao Marketing de Relacionamento, como a implementação de CRM (Customer Relationship Management), a atuação dos SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor) e Reclamações. Por Leticia Casotti e Maribel Suarez.

Etnografias Possíveis – experiências etnográficas sobre consumo no ambiente urbano

GALINDO, F. ; SUAREZ, M. C. . Sociabilidades e estratégias de ação: em estudo netnográfico sobre demanda e consumo antes do lançamento do produto – caso HB20. In: Maria Elisabeth Goidanich; Solange Riva Mezabarba. (Org.). Etnografias Possíveis – experiências etnográficas sobre consumo no ambiente urbano. 1ed.Rio deJjaneiro: Ponteio, 2014, v. , p. 239.

Research in Consumer Behavior

Suarez, Maribel Carvalho ; CHAUVEL, Marie Agnes . Different Ways of Saying Goodbye: Outlining Three Types of Abandonment of a Product Category. In: Russell W. Belk; S Soren Askegaard; Linda Scott. (Org.). Research in Consumer Behavior. 1ed.: Emerald, 2012, v. 1

Corpo, Envelhecimento e Felicidade

CASOTTI, Letícia Moreira ; CAMPOS, Roberta Dias . Consumo da beleza e envelhecimento: histórias de pesquisa e de tempo. In: GOLDENBERG, MIRIAN. (Org.). Corpo, Envelhecimento e Felicidade. 1ed.: , 2011, v. , p. 109-132

Meals in science and pratice

CASOTTI, Letícia Moreira . Brazilians meals. In: Meiselman, Herb. (Org.). Meals in science and pratice. Cambridge: Woodhead Publishing Limited, 2009, v. , p. -.

Ética, sustentabilidade e sociedade: Desafios da nossa era

SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Letícia Moreira . Orientação para mercado do Terceiro Setor – A arte do Afro Reggae. In: Chauvel, Marie Agnes; Cohen, Marcos. (Org.). Ética, sustentabilidade e sociedade: Desafios da nossa era. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009, v. , p. –

Consumo na Base da Pirâmide: Estudos Brasileiros

HAUVEL, Marie Agnes ; SUAREZ, Maribel Carvalho . Consumidores pobres e insatisfação pós-compra: eles não têm respeito pela gente. In: Angela da Rocha, Jorge Ferreira da Silva. (Org.). Consumo na base da pirâmide estudos brasileiros. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2009, v. 1, p. 179-204. SUAREZ, Maribel Carvalho ; Motta, Paulo Cesar ; BARROS, C. . Consumo e castigo: um retrato das relações de consumo no seriado A Diarista. In: Angela da Rocha; Jorge Ferreira da Silva. (Org.). Consumo na base da pirâmide estudos brasileiros. 1ed.Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2009, v. 1, p. 205-224. CASOTTI, Leticia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; DELIZA, R. . Consumidores de alimentos nas famílias de baixa renda: compartilhando achados, experiências e aprendizados. In: Angela da Rocha; Jorge Ferreira da Silva. (Org.). Consumo na base da Pirâmide estudos brasileiros. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2009, v. 1, p. 245-255

Indústrias Criativas no Brasil

OGURI, Lúcia Maria Bittencourt ; CHAUVEL, Marie Agnes ; SUAREZ, Maribel Carvalho . TV: O processo de criação das telenovelas. In: Tomas Wood Jr.; Pedro F. Bendassoli, Charles Kirschbaum, Miguel Pina e Cunha. (Org.). Industrias Criativas no Brasil. 1ed.São Paulo: Atlas, 2009, v. 1, p. 84-96

À la recherche du consommateur: nouvelles techniques pour mieux comprendre le client

BÉJI-BÉCHEUR, Amina ; CAMPOS, R. D. . La méthode des itinéraires. In: Delphine Dion. (Org.). A la recherche du consommateur: nouvelles techniques pour mieux comprendre le client. 1ed.Paris: Dunod, 2008, v. 1, p. 51-70.

Teses

  • A Transformação do Gosto em Contextos de Instabilidade Socioeconômica: Uma Investigação etnográfica no município de Santana do Acaraú, Ceará.
    Lucivania Filomeno Ponte – 2020
  • Criação e Destruição de Valor em Prática de Consumo do Sol.
    Débora Bogea da Costa Tayt-Son – 2018
  • Socialização do Consumidor Adulto e Desdobramentos na Maternidade Independente.
    Catia Silva da Costa Moreira – 2017
  • Valores Hedônicos e Utilitários na Compra do Automóvel: Experiências de Consumo na Classe Média Emergente.
    Tonny Kerley Rodrigues – 2017
  • NÃO USO: significados e Processos.
    Caroline Agne Vanzellotti – 2016
  • A Eterna Criança e as Barreiras do Ter: consumo de pessoas com Síndrome de Down e suas famílias.
    Marina Dias de Faria – 2015. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
    Orientador: Letícia Moreira Casotti.
  • Práticas de Consumo em uma Ecovila: uma investigação etnográfica.
    Fernanda Chagas Borelli – 2014. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
    Orientador: Letícia Moreira Casotti.
    Clique aqui para acessar a tese
  • Consumidores de Baixa Renda e suas Reclamações: estudo em um núcleo de defesa do consumidor.
    Marcus Wilcox Hemais – 2013. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
    Orientador: Letícia Moreira Casotti.
    Clique aqui para acessar a tese
  • Consumo erótico feminino e cultura material.
    Luciana Castello da Costa Leme Walther – 2012. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
    Coorientador: Letícia Moreira Casotti.
    Clique aqui para acessar a tese
  • Resistência à Maquiagem: práticas cotidianas e não consumo.
    Eliane Bragança de Matos – 2011. Tese (Doutorado em Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração – CEPEAD) – Universidade Federal de Minas Gerais.
    Coorientador: Letícia Moreira Casotti.
    Clique aqui para acessar a tese
  • A Transmissão Familiar como Chave de Leitura do Processo Difusão de Inovações: uma investigação interpretativa e microssocial da adoção e consumo de produtos de beleza.
    Roberta Dias Campos – 2010. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do
    Rio de Janeiro.
    Orientador: Letícia Moreira Casotti.
    Clique aqui para acessar a tese

CEC na Imprensa

Coordenação

Equipe

Ana Raquel Rocha

Pesquisadora

Catia Moreira

Pesquisadora

Camila Braga

Pesquisador Associado

Izabela Domingues

Pós-doutoranda

Camila Barros

Assessora Acadêmica

Lucivania Ponte

Doutora

André da Fonseca

Doutorando

Caroline Goldstein

Doutoranda

Cristina Perez

Doutoranda

Elisa Priori

Doutoranda

Fernanda Burjack

Doutoranda

Flavia Fracalanzza

Doutoranda

Flavio Medeiros

Doutorando

Karla Algelkorte

Doutoranda

Raphael de Almeida

Doutorando

Renata Domingues

Doutoranda

Renata Garanito

Doutoranda

Talita Peixoto

Doutoranda

Thaysa do Nascimento

Doutoranda

Amanda Leal

Mestranda

Diogo Vivacqua

Mestrando

Eduardo Madella

Mestrando

Flavio Crelier

Mestrando

Beatriz Sadler

Iniciação Científica FAPERJ

Caio Aguiar

Iniciação Científica PIBIC

Leticia Braz

Iniciação Científica FAPERJ

Lucas Mulim

Iniciação Científica FAPERJ

Nathalia Paiva

Iniciação Científica PIBIC

Thuany Araújo

Iniciação Científica PIBIC

Rolar para cima
Rolar para cima