Dissertações de Mestrado vencem concurso da Casa Firjan

As dissertações de mestrado de Luciana de Carvalho e Bruno Barros, orientadas pela professora Elaine Tavares, foram as vencedoras, em primeiro e segundo lugar, do Concurso Prêmio Casa Firjan. O concurso valoriza a pesquisa e produção acadêmica de ponta e a vitória do Coppead demonstra a conexão da pesquisa produzida na escola com temas relevantes para a sociedade.

O objetivo do concurso era discutir propostas relacionadas ao mercado de trabalho do futuro, premiando quatro pesquisas de mestrado e quatro pesquisas de doutorado defendidas nos últimos 3 anos em instituições de ensino no estado do Rio de Janeiro. As pesquisas deveriam discutir o futuro do trabalho e a reinvenção das empresas. O valor da premiação, que contemplou tanto os pesquisadores como os orientadores, variou entre R$ 2 mil e R$ 20 mil, conforme categoria.

Na categoria Mestrado, dentro do tema “A reinvenção das empresas” o primeiro lugar ficou com Luciana de Carvalho e sua dissertação “Corporate Innovation Through Engagement With Startups: Searching for Sustained Competitive Advantage?”, orientada pela professora Elaine Tavares e co-orientada pelo Professor Sergio Yates, professor convidado do COPPEAD/UFRJ. Segundo Luciana, a rápida transformação do ambiente de negócios demonstra as possibilidades de reinvenção das empresas, chamando a atenção de gestores para a inovação como forma de vantagem competitiva. “O foco da pesquisa está nas estratégias de inovação corporativa, e em específico olhei para grandes empresas que estão utilizando estratégias de engajamento com startups para trazer inovação para dentro de casa.”. Já o segundo lugar do concurso ficou com a dissertação de Bruno Barros, “Intangíveis na Análise de Projetos Tecnológicos para Institutos Públicos de Pesquisa”. Bruno desenvolveu uma metodologia para seleção de projetos de pesquisa, e dá continuidade a pesquisa numa parceria entre o MCTI e a Alemanha.

Para Elaine Tavares, o prêmio demonstra o reconhecimento da qualidade da produção acadêmica dos alunos do curso de Mestrado da instituição, além de contribuir para discussões que são relevantes para o mercado. A cerimônia de premiação do concurso acontecerá no dia 22 de Novembro de 2019 às 10h na Casa Firjan.

Confira as pesquisas do Coppead que foram premiadas:

Corporate Innovation Through Engagement With Startups: Searching for Sustained Competitive Advantage? – Dissertação Luciana de Carvalho

Intangíveis na Análise de Projetos Tecnológicos para Institutos Públicos de Pesquisa – Dissertação Bruno Barros

Clique aqui e conheça o Programa de Mestrado.