Brasil depende da Argentina? ‘Tentar ajudar mais do que já está sendo feito é loucura’, diz economista

Em contribuição ao Money Times, o professor de Macroeconomia e Finanças, Claudio de Moraes, dá sua visão sobre ajuda do Brasil à Argentina.
Contribuição: Prof. Claudio de Moraes

governo argentino anunciou no último domingo (27) o Novo Programa de Fortalecimento da Atividade Econômica e da Renda para as famílias argentinas. As medidas apresentadas tem como principal objetivo auxiliar a Argentina a conter a desvalorização da moeda local e conter a inflação.

Em sua rede social, Sérgio Massa, Ministro da Economia na Argentina e atual candidato à presidência,  explicou cada ponto do programa.

(…)

Argentina é o terceiro país que mais exporta produtos brasileiros, segundo dados da balança comercial de julho de 2023. Portanto, a profunda crise enfrentada pelos vizinhos, que pode se agravar nos próximos anos, afeta direta e indiretamente o País em diversos pontos.

(…)

Na visão de Claudio de Moraes, professor de macroeconomia e finanças do Coppead UFRJ, as medidas adotadas pelo Brasil ultimamente não vão além do discurso político, já que a Argentina se encontra em um momento de “completo caos” economicamente.

“É claro que, politicamente, não podemos dar às costas para um vizinho de fronteira, mas tentar ajudar mais do que já está sendo feito é loucura”, analisou.

“Até vi o Haddad dando suporte para que o FMI ajude mais intensamente a Argentina e está certo, essa é a função deles, não deixar os países quebrarem. Agora o Brasil vai precisar deixar a Argentina um pouco de lado”, completou.

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima