Bem-estar animal também é ESG, de acordo com professor Celso Funcia Lemme

Contribuição: Prof. Celso Lemme

Na visão do professor Celso Funcia Lemme, do Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as discussões em torno dos princípios ESG – Environmental, Social and Governance – ganham destaque crescente na sociedade, impulsionadas pelas mudanças globais e pelas evoluções nas expectativas do público consumidor ao longo das gerações.

(…)

Lemme salienta ainda que as preocupações com o manejo adequado dos animais são fundamentais, especialmente devido aos surtos de pandemias que têm afetado populações de aves e suínos.

“Já se discute o manejo destes animais, como isso tem gerado ciclos de pandemias entre aves e suínos. O bem-estar animal tenta endereçar o conceito de saúde única, que diz que a saúde animal, humana e do ambiente são uma só e isso está diretamente ligado ao ESG nos setores que usam animais”, comenta.

Como professor de Sustentabilidade Corporativa na UFRJ, Lemme observa uma crescente sensibilidade em relação ao bem-estar animal entre as gerações mais jovens de consumidores. Isso adiciona uma nova dimensão à avaliação dos produtos, onde a qualidade ética torna-se um critério tão relevante quanto a qualidade do produto, do processo e da matéria-prima.

“Você sempre teve a qualidade do produto, do processo e da matéria-prima, agora você tem a ética. Qual é a qualidade ética daquilo que eu estou consumindo” afirmou.

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.