SIMPLES NACIONAL DEVE MUDAR COM A REFORMA TRIBUTÁRIA; SAIBA MAIS

Em contribuição ao Consulta Pública, o professor Rodrigo Leite, comentou sobre possível mudança do Simples Nacional mediante reforma tributária.
Contribuição: Prof. Rodrigo Leite

Com a Reforma Tributária na Câmara dos Deputados para ser votada, Reginaldo Lopes – deputado federal e coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária –, garantiu que com a proposta o regime do Simples Nacional só tem a ganhar.

Em uma reunião na Associação Comercial de São Paulo, Lopes explicou o que funciona hoje e como ficará após a reforma ser implementada. “Hoje, a substituição tributária dificulta a empresa pequena de vender para uma grande porque tem custo adicional de alíquota. Com a reforma, a pequena empresa passa a ter crédito”, disse o parlamentar.

O Professor de Finanças e Controle Gerencial do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodrigo Leite, reforça que apesar do tributo pago por micro e pequenas empresas não ser mudado, ele pode sofrer impacto.

Isso se deve ao fato de, atualmente, os tributos serem todos unidos na guia para ser paga do Simples Nacional, e quando a forma de cálculo for alterada, a cobrança pode sofrer alteração também. É um fato que “especialmente quem vive como pessoa jurídica” deve prestar atenção, segundo Leite.

Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.