Políticas ambientais de Lula podem atrair mais investimento estrangeiro ao país

Contribuição: Profº Celso Lemme

Enfrentamento das mudanças climáticas, avanço na transição energética, cumprimento das metas de redução de emissão de gases associados ao efeito estufa, defesa da Amazônia da devastação e combate ao desmatamento ilegal estão entre as principais propostas ambientais do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Para especialistas consultados pelo InvestNews, as diretrizes anunciadas podem estimular aportes de investidores estrangeiros no Brasil.

(…)

Celso Lemme, professor de Finanças e Sustentabilidade do Coppead/UFRJ, alerta, no entanto, que as ideias ambientais do presidente eleito são boas, mas que não se pode esquecer que, no Brasil, o desafio é a execução destes planos. 

“É animador ouvir que estes são os pontos, fatores, são aspectos que merecem atenção e significam oportunidade, mas, para mim, o passo seguinte é a realização, a concretização que vai dizer se a confiança do investidor continua ou não. Esse é o principal desafio. O  Brasil precisa de estratégia para desenvolver valor. Se não, as coisas se perdem no discurso e a boa vontade desaparece”, destaca Lemme.

(…)

Lemme alerta, no entanto, que, para uma agenda ESG avançar, depende da integração entre os ministérios do governo.

“Não se faz desenvolvimento sustentável sem articular, por exemplo, áreas como de meio ambiente com de tecnologia, ciência e educação. É preciso integrar as agendas de diversas áreas, isso que é desenvolvimento sustentável e não é cada ministério por si. É integração de políticas públicas, isso é o que pode fazer a diferença”, aponta o professor de Finanças e Sustentabilidade do Coppead/UFRJ.

(…)

Lemme defende que as empresas que já vinham fazendo um trabalho voltado ao ESG em um ambiente mais difícil terão um estímulo em um cenário mais propício para trabalhar esta agenda. O professor aponta, no entanto, que o impulso está muito claro e ele é muito importante, mas caso aconteça alguma contradição, a intenção não vai se concretizar, podendo ser tempos difíceis. 

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Para mais notícias clique aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima