Margarida Gutierrez na CNN Brasil: PIB de 2022 deve ter estagnação após bom resultado em 2021

Apesar do bom resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no ano passado, com alta de 4,6% segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e recuperação das perdas causadas em 2020 pela pandemia de Covid-19, o índice não deve repetir o mesmo desempenho em 2022. As primeiras projeções para o PIB deste ano apontam para uma estagnação da economia nacional, com expectativa próxima de 0%.

Para ajudar a analisar o contexto economico do Brasil e a previsão pessimista para 2022, pautada pela inflação elevada, juros altos, efeitos da política, em especial das eleições presidenciais, sobre a economia e da guerra entre Ucrânia e Rússia, a professora de Macroeconomia do Coppead/UFRJ, Margarida Gutierrez, contribuiu com a CNN Brasil explicando os motivos do desempenho surpreendente do PIB em 2021.

Acesse a matéria na íntegra clicando aqui.

Matéria também replicada pelo portal Harisewell. Clique aqui para acessar.