fbpx

Alumni COPPEAD lança programa de Business Intelligence para gestores com coordenação do professor Peter Wanke

A Alumni COPPEAD é a associação de ex-alunos do Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ e ministra programas de educação continuada das estratégias e ferramentas mais atualizadas do mercado.

Todos esses programas possuem a supervisão acadêmica da nossa escola e o mesmo rigor educacional e de metodologia nas aulas, sejam presenciais ou online.

E em um mundo em que o volume e a diversidade de informações disponíveis aos profissionais e empresas aumenta em cada instante, métodos e ferramentas de Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA) são essenciais para otimizações e tomadas de decisão.

Nas principais empresas, o profissional que tem capacidade para tomar decisões baseadas em dados é cada vez mais requisitado. Ele possui valor diferenciado no mercado.

Por isso, acadêmicos e profissionais criaram o programa de Business Intelligence para Tomada de Decisão que reúne conteúdo e prática necessários para desenvolver soluções e projetos de pesquisa baseados em análise de dados.

O programa foi idealizado para gestores que desejam aprender ferramentas de analise, seleção e tomada de decisões com base em dados, assim como profissionais que querem ter um forte entendimento de aplicações e uso de dados para apoio à tomada de decisão.

O programa de Business Intelligence também abraça profissionais que precisam desenvolver e gerenciar soluções que demandem tratamento de dados para obtenção de informações importantes para geração de valor e

pesquisadores e outros tipos de profissionais que necessitam de habilidades em Business Intelligence ou Business Analytics para executar com êxito seus trabalhos.

O professor COPPEAD Peter Wanke já havia anunciado o lançamento e agora prepara os futuros profissionais para se juntarem ao programa:

“No segundo semestre de 2021 iremos lançar um programa inovador, com 120h pela Alumni Coppead, “Business Intelligence for Decision Making” – BIDM. A ideia é apresentar aos seus participantes como aplicar Business Intelligence – inteligência de negócio – nas principais decisões corporativas, sejam elas de marketing, finanças, operações ou de estratégia. Business Intelligence nasce do casamento entre os dados disponíveis – e sua posterior análise e síntese – com a tomada de decisão, visando gerar insights únicos para o negócio. Segmentação de mercado, Criação de índices compostos, Mapeamento de relações de causa e efeito e feedbacks, Planejamento de Vendas e Operações de Novos Produtos e Novas técnicas para Alocação de Portfólio, são alguns dos temas tratados nesse novo curso”.

A coordenação pedagógica estará nas mãos de Peter Wanke: Professor Associado IV e coordenador do Programa de Doutorado. Editor associado dos periódicos Socio-Economic Planning Sciences (Elsevier), Tourism Economics (SAGE) e International Journal of Islamic and Middle Eastern Finance and Management (Emerald). Possui quase 200 artigos publicados em journals internacionais com fator de impacto. É revisor de mais de 60 periódicos nacionais e internacionais, além de consultor ad hoc da CAPES e da Câmara de Fomento à Pesquisa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ. É atualmente líder do tema Data Science and Analytics in Supply Chain Management no EnANPAD (2018-2020). Foi chefe de área temática do EnANPAD no biênio 2006/2007. Foi membro do Comitê Científico da área de Gestão de Operações e Logística do EnANPAD de 2014 a 2017. Atualmente é coordenador do projeto de Mobilidade Urbana da FAPERJ desde 2015 e bolsista Cientista do Nosso Estado FAPERJ no triênio 2018-2020. Foi bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Foi bolsista em produtividade em pesquisa PQ-2 no CNPq de 2014 até 2020. Foi bolsista DTI-A do CNPq no período 01/06/2013 a 31/05/2014 analisando a eficiência dos aeroportos brasileiros. Possui experiência na coordenação de projetos de pesquisa no âmbito do Business Analytics and Economics Research Unit. Tem experiência na aplicação de técnicas de business analytics no apoio à tomada de decisão e benchmarking em diferentes áreas da administração como logística, cadeias de suprimento, transportes, infraestrutura, energia, educação e banking em diferentes países do mundo.

Coordenando ao seu lado o programa estará Jorge Antunes, Engenheiro Mecânico pela UFRJ e Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI-NCE/UFRJ) e Pesquisador do Business Analytics and Economic Research Unit do COPPEAD. Adicionalmente, é pesquisador atuante na área de logística e tomada de decisão multicritério com foco em Data Envelopment Analysis (DEA), Otimização, Multicriteria Decision Making e Machine Learning supervisionado e não supervisionado. Possui artigos internacionais publicados nas áreas de Energia, Banking, Logística e Turismo com uso de técnicas de Machine Learning.

Saiba mais sobre o programa e o seu conteúdo clicando aqui.

Rolar para cima