fbpx

Centro de Estudos em Negócios Internacionais – CENI

Dada a crescente importância do Brasil no cenário econômico e político mundial, cada vez mais se faz necessário o estudo das atividades, estratégias, estruturas de empresas multinacionais brasileiras em seus processos de internacionalização.

Nesse contexto, em 2009 surgiu o Centro de Estudos em Negócios Internacionais (CENI), composto por membros do corpo docente e discente do Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ, que se dedicam exclusivamente ao estudo do tema em questão. O objetivo principal do centro de estudos é produção e disseminação de pesquisa científica sobre negócios internacionais de empresas brasileiras, através de cursos, palestras, projetos de consultorias e publicações em periódicos científicos.

Pesquisa e publicação

No período de 2012 a 2019 os pesquisadores e coordenadores do CENI publicaram 32 artigos em periódicos nacionais e internacionais (entre Qualis A1, A2, B1 e B2), dois livros e oito capítulos de livros, e tiveram 34 trabalhos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais. Além disso, são revisores de 15 periódicos no Brasil e no exterior. Durante esse mesmo período, foram concluídas 26 orientações de mestrado e doutorado, 34 de TCC e IC e os professores que compões o CENI participaram de 30 bancas de tese e 57 dissertações, tanto no COPPEAD quanto em outras instituições de ensino. Participaram, também, de quatro concursos públicos para a contratação de professores.

Principais linhas de pesquisa do CENI são:

  • Empreendedorismo Internacional
  • Internacionalização de empresas familiares
  • Marketing Internacional
  • Análise de Cenários Internacionais
  • Sustentabilidade e negócios internacionais
  • Políticas públicas e Negócios Internacionai

Publicações Recentes

  • Livro: Negócios Internacionais: perspectivas brasileiras (Figueira; Mello, 2015).

Diálogo entre a teoria e a prática

O CENI trabalha o diálogo entre teoria e prática, incentivando seus pesquisadores/alunos a desenvolver trabalhos científicos com propósito de publicação, a participarem de congressos nacionais e internacionais e participarem de trabalhos de consultoria tanto para órgãos de governo (por exemplo, Apex-Brasil) como para organizações privadas (por exemplo, Ambev). As contribuições do CENI para o mestrado do COPPEAD se traduzem em disciplinas oferecidas: International Marketing, International Business Management, Interpretações do Brasil e conta, em 2019, com 3 orientações em andamento. Já foram ministradas (mas não em vigor atualmente) as seguintes disciplinas: Ambiente Internacional de Negócios e Metodologia de Pesquisa em Administração. Para o doutorado são oferecidas atualmente as disciplinas de Negócios Internacionais II, Métodos de Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Aplicada aos Negócios Internacionais. Já foi oferecida e descontinuada a disciplina de Gestão Pública. Conta, em 2019, com 9 orientações em andamento. De pós-doutorado há 2 supervisões em andamento.

Para a graduação são oferecidos os cursos de Metodologia da Pesquisa Cientifica II, Planejamento Estratégico e Análise de Cenários (compartilhado). Já foram oferecidas História da Política Externa Brasileira e Metodologia da Pesquisa Científica I. Como contribuição para o curso de extensão de formação de gestores, o CENI contribui com a disciplina o Servidor Público e o Estado de Direito e – Aspectos da Internacionalização, ambos para funcionários da UFRJ. Já para a Educação Executiva a contribuição do CENI se dá através das disciplinas Projeto Aplicado no Curso Superior de Polícia Integrado e Modelos de Gestão e Políticas Públicas, Plano de Negócios no MBA Executivo e Cenário Político na ênfase de estratégia. A disciplina Internacionalização de empresas é ministrado no MBA Fortaleza e a disciplina Marketing de Projetos para o curso in company da Ambev. Desde 2018, o Centro estruturou e passou a oferecer o curso de Comércio Exterior e Negócios internacionais, com 160 horas, na Alumni COPPEAD, estando, atualmente, em sua 2ª turma e envolve grande parte dos pesquisadores do CENI na formação do corpo docente e coordenação.

A Rede do Centro e Parcerias Interinstitucionais

Em setembro de 2019 foi assinado um acordo de cooperação acadêmica – em fase de registro junto à CAPES – entre o CENI-COPPEAD e o NuPIN-IAG/PUC-RJ, formando um corpo de trabalho tendo como objetivo desenvolver pesquisas conjuntas, publicar trabalhos científicos em journals e em congressos, tendo como tema principal, mas não exclusivo, a área de gestão em negócios internacionais. Além de um professor, esse acordo adicionará um pesquisador sênior (DSc.), quatro doutorandos e quatro mestrandos, o que totaliza uma equipe de três professores e dezenove pesquisadores associados.

Parcerias Institucionalizadas com Financiamento Público:

  • PUC-COPPEAD (desde 2016) Pronex/FAPERJ – Internacionalização de empresas de serviço.
  • PUC-COPPEAD-Escola de Guerra Naval- (2012 – 2016) Pró-estratégia (CAPES, Ministério da Defesa) – Simulações Didático-Analíticas: usos estratégicos dos jogos na gestão pública de defesa.
  • A parceria com as instituições militares Escola de Guerra Naval, Escola Superior de Guerra, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), além da Unidade do CCJE-UFRJ – Instituto de Relações Internacionais e Defesa foi consolidada em 2019 com o projeto Pró Defesa (Capes, Ministério da Defesa)- Segurança Integrada, Cooperação Interagências e Interoperabilidade – ProDefesa.

Trabalhos Científicos Premiados

Em 2017 foi Best Paper at EIBA Milan 2017 – track 13: Novel Ways of Teaching, EIBA (European International Business Academy); em 2015 Melhor Trabalho no Encontro de Estudos de Estratégia (3Es), ANPAD; em 2014 Prêmio Destaque na área temática de Estratégia Internacional, X Congresso ESPM; em 2011 Prêmio Jabuti (Co-autoria de capítulo), Câmara Brasileira do Livro. Orientação de trabalhos premiados – Best Dissertation Proposal at Doctoral Consortium, The Society for Global Business & Economic Development (2019) – IX Prêmio SOF de Monografias, Secretaria do Orçamento Federal/Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (2016).

Eventos

  • Ciclo de palestra: pensando o Brasil com o diplomata Cristiano Berbert: Políticas governamentais de Incentivo a Internacionalização de empresas brasileiras: o papel desempenhado pelo Itamaraty (2014) e com o membro da Academia Brasileira de Letras, José Murilo de Carvalho com o tema Cidadania no Brasil (2014).
  • Workshop NVIVO para treinamento dos pesquisadores do CENI e demais convidados (2017).
  • Em agosto de 2020 o CENI-COPPEAD será host, juntamente com o NuPIN-IAG, da 25ª McGill International Entrepreneurship Conference. As atividades de chamada de trabalhos, divulgação da conferência e busca por apoiadores institucionais para o evento tiveram início em setembro de 2019. – Curso de Formação de Gestores, cadastrado no Edital RUA 2018-2 – SIGProj nº305453.1680.236913.14052018, com o tema “Aspectos da Internacionalização”, para funcionários da UFRJ.

Comunicação com a Sociedade

Os coordenadores do CENI tiveram 43 inserções na mídia – sendo que parte dessas inserções na mídia internacional, dentre elas estão: The Wall Street Journal (EUA), The Wolkskrant (Holanda), Economiahoy (México), Sputinik (Russia), Jornal Nikkei (Japão), Perfil (Bloomberg- Argentina), News Front (Espanha) Globonews, CBN, DCI, Estadão, Você S/A, Correio Popular, Valor Econômico e Gazeta Mercantil.

Financiamentos

Conforme já citado, o CENI conta com duas fontes de financiamento institucionais:
APQ1
EGN-ESG-ECEME-COPPEAD-IRID – Pró Defesa (Capes, MD) –
Segurança Integrada, Cooperação Interagências e Interoperabilidade.
PUC-COPPEAD – Pronex (FAPERJ)
– Internacionalização de empresas de serviço.

Coordenação

Renato Cotta de Mello

Coordenador

Ariane Figueira

Coordenadora

Equipe

Ana Paula Rodriguez

Pós – Doutoranda

Vitor Pires

Pós – Doutorando

Bernardo Frossard Rego

Doutor

Clarice Secches-Kogut

Doutora

Renan Henrique de Oliveira

Doutor

Barbara Calabria

Doutoranda

Diogo Pereira

Doutorando

Eduardo Russo

Doutorando

Guilherme Pereira

Doutorando

Marco Simões

Doutorando

Rafael Felício

Doutorando

Fábio Medeiros

Doutor

Alexandre Almeida Monteiro

Mestre

Paula Erthal Hermano

Mestranda

Rolar para cima