Centro de Estudos em Negócios Internacionais – CENI

Quem somos
O CENI é um núcleo acadêmico do COPPEAD/UFRJ dedicado à produção de conhecimento, formação de pesquisadores e diálogo com a prática no campo dos negócios internacionais, com foco na internacionalização de empresas brasileiras. Atuamos de forma interdisciplinar, conectando teoria e prática, inserindo nossos pesquisadores em redes nacionais e internacionais e fortalecendo a interlocução com empresas, governos e organismos multilaterais.

Propósito

  • Produzir conhecimento de ponta sobre negócios internacionais e estratégias de internacionalização.
  • Estimular o diálogo entre academia, empresas e setor público.
  • Formar pesquisadores em diferentes níveis (da iniciação científica ao pós-doutorado).
  • Ampliar redes de cooperação nacionais e internacionais.
  • Contribuir para o debate público em temas como comércio internacional, inovação, desenvolvimento e sustentabilidade.

Ensino

O CENI atua na formação em graduação, mestrado, doutorado e educação executiva (MBAs e cursos in company), oferecendo disciplinas que refletem a diversidade dos negócios internacionais.
Entre os principais eixos estão:

  • Estratégia e cenários – Planejamento Estratégico, Análise de Cenários e Internacionalização de Empresas.
  • Política e negócios – História da Política Externa Brasileira, Política e Negócios Internacionais, Cenário Político e Cultura Brasileira.
  • Marketing e empreendedorismo internacional – International Marketing, International Business Management, International Entrepreneurship e Marketing de Projetos.
  • Gestão pública e inovação – Planejamento e Inovação na Gestão Pública, Formulação e Gestão de Políticas Públicas.
  • Pesquisa e métodos – Metodologia da Pesquisa Científica, Métodos de Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Aplicada aos Negócios Internacionais.

O impacto é expressivo: já são mais de 160 trabalhos acadêmicos orientados (TCCs, dissertações, teses e pós-doutorados) e participação em 280 bancas de graduação e pós-graduação.

Pesquisa

O CENI desenvolve pesquisas avançadas e aplicadas sobre:

  • Internacionalização de empresas
  • Estratégias empresariais de não mercado
  • Estado e políticas públicas para negócios internacionais
  • Empreendedorismo e marketing internacional
  • ESG, risco político e negociações multilaterais.

Reconhecimento e impacto

  • Prêmios nacionais e internacionais, como: Melhor Artigo (EBAP 2023), Melhor Caso de Ensino (EBAP 2023), Best Paper (EIBA 2017), Melhor Trabalho (3Es/ANPAD 2015), Prêmio Jabuti (2011), entre outros.
  • Mais de 100 inserções na mídia nacional e internacional, incluindo The Wall Street Journal, Nikkei, De Volkskrant, Bloomberg/Perfil, Globonews e Valor Econômico. As reportagens completas podem ser lidas clicando aqui.
  • Parcerias estratégicas, como o acordo com MDIC e APEX-Brasil para desenvolver metodologias de inclusão no comércio exterior e apoiar políticas públicas de negócios internacionais.

Acesse nossas publicações

Artigos científicos completos publicados em periódicos e com parcerias internacionais

Casos de Ensino – Negócios Internacionais

Livros publicados/organizados

  • Figueira, A. (2011). Introdução à análise de política externa (1. ed., v. 1). São Paulo: Saraiva.
  • Figueira, A., & Mello, R. C. (2015). Negócios internacionais: Perspectivas brasileiras (1. ed., v. 1). Rio de Janeiro: Elsevier.

Capítulos de livros publicados

  • Mello, R. C., & Rocha, A. da. (2003). Internacionalização de um Banco Brasileiro no Mercosul: Itaú Buen ayre. In A. da Rocha (Org.), Internacionalização das empresas brasileiras: Estudos de gestão internacional (1. ed.). Rio de Janeiro: Mauad.
  • Rocha, A. da, & Mello, R. C. (2003). Internacionalização de um banco brasileiro no Mercosul. In A. M. C. Rocha (Org.), As novas fronteiras: a multinacionalização das empresas brasileiras (1. ed., p. 211–228). Rio de Janeiro: Mauad.
  • Rocha, A. da, Mello, R. C., Dib, L. A., & Maculan, A. M. (2004). Empresas que nascem globais: estudo de casos no setor de software. In C. A. Hemais (Org.), O desafio dos mercados externos: teoria e prática da internacionalização da firma (1. ed., p. 193–221). Rio de Janeiro: Mauad.
  • Rocha, A. da, & Mello, R. C. (2004). Entendendo o consumidor de microfinanças. In A. M. Rocha & R. C. Mello (Orgs.), O desafio das microfinanças (1. ed., p. 143–239). Rio de Janeiro: Mauad.
  • Rocha, A. da, & Mello, R. C. (2004). Rótula: estudo de caso. In A. M. C. Rocha & R. C. Mello (Orgs.), O desafio das microfinanças (1. ed., p. 175–187). Rio de Janeiro: Mauad.
  • Rocha, A. da, & Mello, R. C. (2004). Ceape-Pernambuco: estudo de caso. In A. M. C. Rocha & R. C. Mello (Orgs.), O desafio das microfinanças (1. ed., p. 188–196). Rio de Janeiro: Mauad.
  • Rocha, A. da, & Mello, R. C. (2004). Socialcred: estudo de caso. In A. M. C. Rocha & R. C. Mello (Orgs.), O desafio das microfinanças (1. ed., p. 197–208). Rio de Janeiro: Mauad.
  • Rocha, A. da, & Mello, R. C. (2004). Visão Mundial: estudo de caso. In A. M. C. Rocha & R. C. Mello (Orgs.), O desafio das microfinanças (1. ed., p. 209–224). Rio de Janeiro: Mauad.
  • Rocha, A. da, Mello, R. C., & Silva, J. F. (2009). Internationalization patterns of Brazilian service firms. In J. Ramsey & A. Almeida (Orgs.), The rise of Brazilian multinationals (1. ed., p. 65–85). Rio de Janeiro: Elsevier.
  • Rocha, A. da, Mello, R. C., & Silva, J. F. (2010). Tendências de internacionalização das empresas brasileiras de serviços. In J. Ramsey & A. Almeida (Orgs.), A ascensão das multinacionais brasileiras (1. ed., v. 1, p. 65–86). Rio de Janeiro: Elsevier.
  • Rocha, A. da, Mello, R. C., Dib, L. A., & Maculan, A. M. (2010). Born Globals brasileiras: evidências empíricas do setor de software. In M. M. Oliveira Junior & Colaboradores (Orgs.), Multinacionais brasileiras: Internacionalização, inovação e estratégia global (1. ed., p. 259–276). Porto Alegre: Bookman.
  • Figueira, A. (2014). O ambiente internacional dos negócios – Apresentação. In A. R. Figueira & R. C. de Mello (Orgs.), Negócios internacionais: Perspectivas brasileiras (1. ed., v. 1, p. 19–23). Rio de Janeiro: Elsevier.
  • Simões, V. C., Rocha, A. da, Mello, R. C., & Carneiro, J. (2015). Black swans or an emerging type of firm? The case of borderless firms. In Progress in International Business Research (10th ed., p. 179–200). Emerald Group Publishing Limited.
  • Mello, R. C., & Alves, L. A. (2015). Modelos comportamentais de internacionalização de empresas. In A. R. Figueira & R. C. de Mello (Orgs.), Negócios internacionais: Perspectivas brasileiras (1. ed., v. 1, p. 235–264). Rio de Janeiro: Elsevier.
  • Targino, B., Rego, B. F., & Figueira, A. C. R. (2017). Estrutura governamental e políticas de apoio à internacionalização de empresas: o Brasil em perspectiva. In V. M. Iorio & A. J. B. Oliveira (Orgs.), Pesquisa e compromisso social (1. ed., v. 1, p. 95–120). Rio de Janeiro: UFRJ/CCJE.
  • Kogut, C. S., & de Mello, R. C. (2019). Estudo de caso – Crescimento e internacionalização da Natura (parte do capítulo 17). In S. M. Yamamoto (Trad.), E. Crescitelli, & I. F. Barreto (Orgs.), Administração de marketing (15th ed., v. 1, p. 68–69). Rio de Janeiro: Pearson Universidades.
  • Simões, M., Figueira, A. C. R., & Russo, E. (2024). How do consumer goods multinationals engage with corporate sustainability? A cross-company case study analysis. In International Finance Review (23rd ed., p. 219–243). Emerald Publishing Limited.
  • Rodriguez, A. P., Figueira, A. C. R., & Paiva, A. L. B. (2023). Cooperación interagencial en la gestión migratoria: el proceso de reubicación del flujo de venezolanos en Brasil. In F. J. Ludwig, T. Franchi, & T. Esposito Neto (Orgs.), Defesa nacional, fronteiras e migrações: Estudos sobre segurança integrada e ajuda humanitária (1st ed., p. 219–…). Editora Appris.

Apoio

Os pesquisadores do FAST têm recebido, ao longo dos anos, bolsas e auxílios financeiros de diversas agências de fomento, entre elas, CNPq, CAPES e FAPERJ.

Coordenação

Ariane Figueira

Coordenadora

Rolar para cima
Scroll to Top