Um novo Big Short de Michael Burry?

Em arrtigo para o Investing.com, o professor Rodrigo Leite atenta para a nova movimentação de Michael Burry, responsável por descobrir a bolha imobiliária de 2008.
Artigo: Prof. Rodrigo Leite

O Dr. Michael Burry ganhou destaque por sua previsão correta da crise imobiliária de 2008, retratada no filme “A Grande Aposta” (The Big Short). Como gestor de fundos de hedge, ele identificou a bolha imobiliária e lucrou com o colapso do mercado. Burry é conhecido por sua abordagem única e análise aprofundada e meticulosa antes de abrir posições no mercado.

De acordo com o arquivamento mais recente do Formulário 13F da Scion Asset Management (de propriedade de Michael Burry), datado de 14 de agosto, o Dr. Burry investiu pesadamente em opções de venda contra o mercado de ações dos EUA. Até o final do segundo trimestre de 2023, Burry possuía opções de venda em 2.000.000 de ações do SPDR S&P 500 ETF Trust (SPY), que acompanha o desempenho do S&P 500, bem como opções de venda em 2.000.000 de ações do Invesco QQQ ETF (QQQ), que espelha o desempenho do índice Nasdaq 100 focado em tecnologia. Vale ressaltar que o valor nominal dessas opções era de U$ 886,6 milhões para o SPY e U$ 738,8 milhões para o QQQ, somando um total de cerca de U$ 1,6 bilhão.

No primeiro trimestre de 2023, Burry supostamente comprou mais de U$ 23 milhões em ações de bancos, incluindo Wells Fargo (NYSE:WFC), Capital One Financial Corporation (NYSE:COF), Huntington Bank (HBAN), Western Alliance Bancorporation (NYSE:WAL), Republic First Bancorp Inc (NASDAQ:FRBK), New York Community Bancorp Inc (NYSE:NYCB) ePacWest Bancorp (NASDAQ:PACW) Agora, no segundo trimestre, Burry zerou sua exposição em todos os bancos listados, exceto o New York Community Bancorp, que ele reduziu em 76%, para apenas U$ 2,2 milhões.

Cerca de 94% da exposição da carteira de Burry é classificada como “short” (ou bearish, investimentos que ganham com a queda do ativo subjacente) nos principais índices de ações, SPY e QQQ. No entanto, embora a posição macro geral de Burry seja indiscutivelmente pessimista, ele ainda vê valor em alguns nomes selecionados: no segundo trimestre, Burry adicionou alguma exposição à indústria de viagens, comprando ações da Expedia (EXPE) e da MGM Resorts (MGM), elevando suas participações para U$ 10,9 e U$ 6,6 milhões, respectivamente. Burry também aumentou a exposição a empresas de saúde, como a Cigna (CI, U$ 7,7 milhões) e a CVS Health (CVS, agora U$ 6,9 milhões). Em relação a posições relevantes, Burry comprou ações no valor de U$ 4,7 milhões na Warner Bros. Discovery (NASDAQ:WBD), e também abriu uma posição de U$ 5,7 milhões na Stellantis (NYSE:STLA).

Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.