A recente ameaça feita pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre taxar do Brasil “a mesma coisa” que o país cobra pelos produtos importados reverberou no setor produtivo nacional.
Em sua primeira coletiva de imprensa depois da vitória nas eleições de 2024, o presidente ensaiou seu primeiro passo em direção à agenda mais protecionista que prometeu adotar a partir de 2025.
(…)
Houve algum impacto para a indústria brasileira?
As medidas inicialmente trouxeram bastante preocupação para o setor siderúrgico brasileiro. À época o segmentou chegou a classificar a medida como “injustificada e ilegal”, afirmando que a sobretaxação teria potencial de provocar “dano significativo” às empresas.
(…)
Para o professor de finanças e controle gerencial do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead/UFRJ) Rodrigo Leite, as falas refletem a mesma postura protecionista adotada por Trump contra a China.
“Desde o seu primeiro mandato, Trump tem feito uma guerra comercial bastante direcionada para a China. Agora, ele parece estar abrindo também essa guerra para outros países que também mostram um forte crescimento global”, diz Leite.
(…)
Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.
Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.