
A digitalização é uma realidade. Não há como discutir com o avanço dos canais digitais, mas mesmo com a expansão desse segmento, o supermercado segue resiliente e forte. Segundo a pesquisa Canais de Compra, promovida pela consultoria Varejo 360, as lojas físicas se mantêm como o canal preferido do consumidor para as compras, tanto do mês, quanto de reposição.
De acordo com o levantamento, 68% dos clientes ainda realizam a totalidade de suas compras de alimentos, bebidas e itens de higiene e limpeza de forma presencial. 30,4% mesclam os canais físicos e digitais, e 1,4% compram somente através do virtual. Sobre o local de compra preferencial, as lojas físicas dos super e hipermercados lideram, com folga, sendo a escolha de 67,2% dos consumidores. 27,2% selecionam os atacarejos e 2,8% as lojas virtuais.
Segundo Thaysa Nascimento, professora e pesquisadora do Centro de Estudos em Consumo do Coppead/UFRJ, o comportamento é explicado por fatores que apenas as lojas físicas do varejo supermercadista podem oferecer: “O consumidor continua a optar preferencialmente pelos supermercados em detrimento das opções virtuais. Esse comportamento pode ser explicado a partir de alguns fatores. O primeiro deles é o preço. Em um cenário de desequilíbrio socioeconômico, como é o caso do Brasil, grande parte da população busca sempre encontrar as melhores opções em termos de preço a fim de não comprometer o orçamento mensal. Nesse sentido, os supermercados acabam sendo preferência pelo fato de oferecerem muitas vezes valores mais atrativos, além de promoções de última hora. Outro fator importante é o imediatismo. Comprar e levar direto para casa, sem precisar esperar pela entrega, ainda é um fator altamente atrativo para o consumidor. Principalmente quando se trata da compra de mês, muitas vezes o consumidor aproveita o embalo das compras para chegar em casa, higienizar tudo e organizar da maneira que considera ideal para o restante dos dias”.
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