O método dos itinerários: uma contribuição metodológica das ciências sociais à pesquisa de consumo em gestão

10/03/2014

Tomada de Decisão, Comportamento e Ética

Dominique Desjeux, Maribel Suarez, Roberta Dias Campos

Revista Brasileira de Marketing –ReMark, v. 13, n. 2, pp. 74-83. Resumo: A escolha do consumidor tem sido um dos principais interesses dos estudos em comportamento do consumidor nos últimos cinquenta anos. Ao longo do tempo, entretanto, o foco desta pesquisa tem se ampliado a fim de incluir não somente o momento da compra, mas, também, gradualmente, uma reflexão sobre o processo de decisão do consumidor, no que tange à seleção, consumo e descarte de produtos e serviços. Recentemente, pesquisadores treinados em áreas como antropologia e sociologia têm contribuído com perspectivas que encaram o processo de escolha como um fenômeno cultural e social. Este artigo apresenta o Método dos Itinerários: uma abordagem de pesquisa originalmente inspirada nos estudos antropológicos de consumo. O método pode contribuir para a pesquisa de comportamento do consumidor, no campo de administração, ao viabilizar a investigação do processo de consumo – seleção, consume e descarte – dentro de uma perspectiva sistêmica, que permite expandir a compreensão da temática da escolha do consumidor, tomando a cultura como elemento central de análise. O método é descrito, juntamente com a apresentação de suas premissas, etapas operacionais, e exemplos concretos de pesquisas sobre consumo.