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Nostalgia como prática? Relendo a pesquisa sobre nostalgia no campo do Marketing

Tipo
Artigos

Ano
01/06/2021

Linha de Pesquisa
Tomada de Decisão, Comportamento e Ética

Autor(es)
Flávio Medeiros Henriques, Maribel Carvalho Suarez

Orientador

https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/82666


Cadernos EBAPE.BR, v. 19, n. 3, pp. 524-537. Resumo: A nostalgia é um poderoso recurso de Marketing e vem apresentando novas formas e dinâmicas no cenário contemporâneo que desafiam suas interpretações clássicas. No esforço de renovar sua compreensão sobre o fenômeno do consumo, a pesquisa de comportamento do consumidor vem adotando novas ontologias, em especial aquelas orientadas a objetos. Considerando que o próprio entendimento do fenômeno do consumo vem sendo questionado, cabe questionar se as explicações atuais sobre nostalgia explicam adequadamente o fenômeno no contexto do consumo. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir e propor novas possibilidades de investigação do fenômeno da nostalgia no campo do Marketing a partir das Teorias da Prática. O artigo apresenta duas contribuições principais: ao revisitar a literatura sobre nostalgia no campo, organiza conceitualmente as pesquisas em duas abordagens, a sentimentalista e a cultural. Por fim, o texto também reflete sobre possibilidades de releitura da pesquisa sobre nostalgia a partir das Teorias da Prática.

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