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Lá vai o consumidor pela ponta esquerda! Um estudo sobre consumo adolescente de futebol na cidade do Rio de Janeiro

Tipo
Artigos

Ano
14/01/2014

Linha de Pesquisa
Tomada de Decisão, Comportamento e Ética

Autor(es)
Flávia Rechtman Szüster, Letícia Moreira Casotti, João Felipe Rammelt Sauerbronn

Orientador

http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/viewFile/552/453


Revista ADM.MADE, v. 18, n. 1, pp. 79-104. Resumo: O esporte se tornou uma atividade importante no mundo atual e constituiu um mercado próprio bastante complexo. O presente trabalho procura oferecer contribuições aos estudos de consumo do esporte, mais especificamente o consumo do futebol por adolescentes. Essa opção se mostra adequada, uma vez que o futebol é um dos esportes mais populares no mundo e que o estudo de experiências vivenciadas na adolescência ajuda a entender não apenas o comportamento de consumo dos jovens, mas também o desenvolvimento do comportamento dos adultos. Dada a perspectiva exploratória desse estudo, foi adotada abordagem qualitativa e foram realizadas entrevistas em profundidade com 15 adolescentes moradores da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Os dados qualitativos foram analisados com base em análise de conteúdo. Ao fim, foi possível levantar aspectos relacionados a experiências de consumos associadas ao futebol (torcer e praticar); ao consumo da camisa de time de futebol; e aos ídolos do futebol. Ficou claro que o movimento de globalização dos mercados e a tecnologia disponível de forma mais ampla modificaram a forma com que jovens assistem e praticam o futebol. Além disso, a camisa do uniforme do time de futebol passa a ser consumida de três formas, tendo uso esportivo, social ou como peça de coleção.

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