Forecasting USD-BRL Currency Rate Volatility using Realized and Implied Volatilities Data

01/12/2018

Finanças Corporativas

Carlos Heitor Campani, Assis Gustavo da Silva Durães

Estudos Econômicos, volume 48, n. 4.
Resumo: Este artigo avalia o impacto de variáveis exógenas nos modelos GARCH, quando aplicado às previsões de volatilidade para o mercado de câmbio brasileiro USD-BRL. Como variáveis exógenas, foram utilizadas a variância realizada, baseada em dados de alta frequência, e o índice FXVol, baseado em dados de volatilidade implícita no mercado. Este é o primeiro estudo a utilizar o índice FXVol e a investigar seus efeitos sobre a volatilidade cambial brasileira. Os resultados indicam significância estatística da superioridade dos modelos estendidos ao prever a volatilidade. Concluímos que os dados de alta frequência e a volatilidade implícita do mercado contêm informações relevantes com relação à volatilidade cambial do USD-BRL. Essas descobertas são relevantes para hedgers, especuladores e profissionais em geral.