Fatores críticos de sucesso para adoção de Big Data no varejo virtual: estudo de caso do Magazine Luiza

Tipo
Artigos

Ano
15/01/2018

Linha de Pesquisa
Organizações, Estratégia e Sistemas de Informação

Autor(es)
Bruno Muniz Félix, Elaine Tavares, Ney Wagner Freitas Cavalcante

Orientador

https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i1.3627


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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 20, n. 1, pp. 112-126. Resumo Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar fatores críticos de sucesso para adoção de Big Data no varejo virtual, por meio de um estudo do caso do Magazine Luiza. O uso de Big Data, no caso em análise, teve como foco o aprimoramento de seu sistema de recomendações para melhor compreensão do comportamento do consumidor. Metodologia: O estudo do caso se deu por meio de entrevistas, observação do sistema de recomendação de compras e análises de apresentações institucionais do projeto Bob. Um roteiro de entrevista semiestruturado foi utilizado nas entrevistas. Resultados: Mediante os resultados apresentados, traçamos algumas proposições relacionadas às oportunidades e barreiras para a implementação de Big Data no varejo virtual no Brasil. Algumas dessas proposições se alinham ao que a literatura, principalmente de BI, já vinha discutindo. De qualquer forma, elas ainda precisam ser discutidas no contexto do Big Data. Contribuições: A principal contribuição da pesquisa foi a identificação de fatores relevantes para a adoção de Big Data que não eram apontados como críticos para a adoção de tecnologias anteriores.

Palavras-chave: Big Data, Varejo virtual, Estudo de caso, Magazine Luiza.

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