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Demarketing seletivo e “velado” na visão de consumidoras negras

Tipo
[pt] Artigos

Ano
02/10/2018

Linha de Pesquisa
[pt] Comportamento do consumidor

Autor(es)
Ana Raquel Coelho Rocha, Leticia Moreira Casotti

Orientador

https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/Selective-and-veiled-demarketing-from-the-perspective-of-black-female-consumers.pdf


Organizações & Sociedade, volume 25, n. 87, pp. 610-631.
Resumo: Este trabalho traz a visão da consumidora negra sobre efeitos de ações de marketing, apoiando-se na literatura sobre demarketing. O contexto investigado é sua experiência no mercado de tratamento e beleza dos cabelos. Informações originadas de diferentes manifestações midiáticas se somam às entrevistas narrativas para a interpretação do fenômeno. Os achados revelam um padrão estrutural dominante, que perpetua a condição marginal dos traços naturais dessas mulheres; aspectos emergentes do mercado, que apontam movimentos rumo à visibilidade dessa consumidora, e que essas mulheres se mostram ávidas por consumir, mas se sentem desencorajadas em sua demanda. Isso sugere que percebem o demarketing seletivo e velado, como um dos efeitos das ações de marketing. A análise dá origem a reflexões teóricas sobre demarketing e racismo velado no Brasil.

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