Características do trabalho valorizadas por trabalhadoras de diferentes faixas etárias

27/04/2015

Formação, Crescimento e Transformação de Sistemas de Negócio, Organizacionais e Sócio-Econômicos

Patrícia Moreira da Rocha Amaral de Souza, Ana Luiza Szuchmacher Verissimo Lopes, Adriana Victoria Garibaldi de Hilal

Revista de Administração FACES Journal, v. 14, n. 4, pp. 96-116. Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever e analisar as características do trabalho que são consideradas relevantes para mulheres brasileiras, com nível superior, de diferentes faixas etárias (20 a 29 anos; 30 a 39 anos; mais de 40 anos), e que trabalham em empresas privadas na cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram abordados e analisados de forma qualitativa. O estudo identificou que as características valorizadas, mencionadas pelas entrevistadas das três faixas etárias, foram praticamente as mesmas. No entanto, foram encontradas semelhanças e diferenças quanto ao grau de relevância atribuído a essas características. Os resultados da presente pesquisa podem auxiliar as organizações na identificação de fatores motivacionais para a atração e retenção de mulheres no mercado de trabalho corporativo.