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Atravessando sinais fechados: Negociações de gênero no consumo brasileiro de automóveis

Tipo
Artigos

Ano
20/07/2017

Linha de Pesquisa
Tomada de Decisão, Comportamento e Ética

Autor(es)
Roberta Dias Campos, Leticia Moreira Casotti & Fabrício Molica de Mendonça

Orientador

http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/34757/21618


Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 7, n. 2, pp. 194-207. Resumo: Se por um lado, autores discutem a relação íntima entre o automóvel e sua função expressiva na condição masculina de gênero, por outro, é frequente a publicação na mídia de pesquisas que apontam a crescente importância da mulher no processo de decisão de compra do automóvel familiar. A categoria de automóveis projeta um espaço favorável para discutir o encontro de práticas e significações de consumo masculinas e femininas, que, ao serem investidas sobre o mesmo produto, geram um cenário turbulento e enriquecedor. O objetivo deste trabalho foi investigar a construção de práticas e narrativas de consumo em espaço de litígio de gênero, onde homens e mulheres adotam o mesmo mercado como recurso para a formatação de suas identidades de gênero particulares e opostas. Foram realizadas entrevistas em profundidade (RJ e MG) e grupos de discussão com homens e mulheres. Propomos o conceito de arena de gênero, definido como o espaço de consumo, que apresenta marcações identitárias específicas, oferecendo uma nova camada de interpretação da questão de gênero, no encontro entre objeto e indivíduo. A construção de identidades de gênero adotam recursos simbólicos e materiais, mas se desenrolam em espaços que filtram e redefinem essas mensagens.

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