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Adoção de inovações em mercados em rede: uma análise da introdução do livro didático digital no Brasil

Tipo
Artigos

Ano
10/01/2015

Linha de Pesquisa
Formação, Crescimento e Transformação de Sistemas de Negócio, Organizacionais e Sócio-Econômicos

Autor(es)
Marco Aurelio de Souza Rodrigues, Paula Castro Pires de Souza Chimenti, Roberto Ramos Nogueira

Orientador

https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/09/Adocao-de-inovacoes-em-mercados-em-rede-uma-analise-da-introducao-do-livro-didatico-digital-no-Brasil.pdf


Revista de Administração e Inovação, v. 11, n. 4, pp. 159-192. Resumo: Modelos de adoção de novas tecnologias são usualmente centrados no consumidor final. Entretanto, casos como a disputa entre tecnologias similares como Blu-Ray e HD-DVD sugerem que a difusão da inovação não depende apenas do consumidor, mas da criação de uma plataforma dominante capaz de atrair o máximo de complementares. O objetivo deste estudo é compreender a adoção de tecnologias em mercados mediados por plataformas, levantando os fatores que influenciam a inovação além do comportamento do consumidor. O estudo abordou a indústria editorial brasileira, investigando o impacto do livro didático digital neste setor. Entre abril e dezembro de 2012, foram realizadas entrevistas em profundidade com gestores de grandes editoras de livros didáticos do Brasil. O estudo sugere que, além de pais e alunos, outros atores influenciam a adoção do livro didático digital. Se editoras e professores estão reticentes, o governo, as plataformas de conteúdo digital e os Sistemas de Ensino são impulsionadores do livro didático digital. O estudo explora as motivações destes atores, sugerindo que a difusão de inovações em mercados em rede deve ser compreendida a partir de um olhar sistêmico, além dos modelos tradicionais.

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