Aberta, irreverente e do bem: uma investigação dos discursos Slow Fashion a partir do Caso Dobra

28/11/2020

Tomada de Decisão, Comportamento e Ética

Lucas Mulim & Maribel Suarez

Revista ADM.MADE, v. 24, n. 2, pp. 65-80. Resumo: O slow fashion é um movimento onde busca-se a desaceleração da moda no sentido de repensar práticas e não diminuir a velocidade da produção em si, criando um novo paradigma de consumo, que prioriza a sustentabilidade, a durabilidade e a ética. Este trabalho busca investigar os discursos e significados em torno do conceito slow fashion. por meio de uma pesquisa qualitativa Netnográfica realizada no perfil oficial da marca Dobra no Instagram. O trabalho apresenta três temas relevantes na constituição do discurso slow fashion: 1) Produção e Ética, 2) Design, e 3) Co-criação. A partir da dimensão co-criação o trabalho enriquece o framework do processo slow fashion, evidenciando a relevância dessa dinâmica e a natureza circular e iterativa, entre consumidores e marcas – em múltiplas direções – na constituição da lógica lenta de consumo.