fbpx

A relação entre inovação e desempenho internacional de atividades de serviços em firmas francesas

Tipo
Artigos

Ano
06/11/2014

Linha de Pesquisa
Tomada de Decisão, Comportamento e Ética

Autor(es)
Cristina Castro Lucas de Souza, Elaine Tavares, Eda Castro Lucas, Jean Philippe, Pierre-Yves Leo

Orientador

https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100222


INMR – Innovation & Management Review, v. 11, n. 3, pp. 227-254. Resumo: Partindo do pressuposto que a internacionalização pode ser um fator determinante para que as empresas, no setor de serviço, percebam a inovação como primordial para o desenvolvimento, este artigo tem como objetivo determinar como se dá a relação entre a inovação de serviços e o desempenho internacional de empresas de serviços. Com base em marco teórico desenvolvido a partir de teorias de internacionalização e inovação de serviços, foi construído um modelo sobre as relações entre estes fatores, incluindo as seguintes variáveis: desempenho internacional, inovação de serviço, experiência internacional, competência internacional, capacidade organizacional, capacidade relacional e capacidade da empresa de utilizar as novas tecnologias da informação e da comunicação. O questionário utilizado para a coleta dos dados foi construído a partir dos indicadores desses fatores e avaliado em uma escala Likert de 5 itens. A amostra, retirada de banco de dados francês Altares e após várias seleções, foi constituída por 51 empresas. O método utilizado para tratamento dos dados, o Partial Least Square (PLS), revelou uma relação entre inovação e o desempenho internacional das empresas estudadas.

Rolar para cima