Na Colômbia, Lula reforça compromisso com integração regional

Contribuição: Prof. Ariane Roder

Segundo a cientista política Ariane Roder, do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Coppead) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Coppead/UFRJ e especialista em Relações Internacionais, diferentemente do que aconteceu nos mandatos anteriores de Lula, o mundo vive um enfraquecimento das instituições multilaterais.

De acordo com Ariane Roder, o mundo vive um processo conhecido como desglobalização, com o avanço de pautas nacionalistas, protecionistas e anti-integração. Em entrevista concedida a jornalistas em Bogotá, Lula apontou que o fluxo comercial do Brasil com as nações do continente é de US$ 42 bilhões, e poderia ser maior.

“A Colômbia desempenha um papel importante como comprador de produtos brasileiros de alto valor agregado, como carros e equipamentos. Essa relação econômica bilateral destaca a relevância do Brasil na região e ressalta a necessidade de uma abordagem diplomática eficaz para lidar com os desafios políticos e econômicos em curso”, afirmou.

(…)

    Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

    Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.

    Rolar para cima
    Rolar para cima