Lula tem vitórias na economia e tropeços no Congresso em 2023; agenda fiscal é desafio para 2024

Artigo: Prof. Claudio de Moraes

Um fenômeno recente que temos observado é a grande volatilidade dos mercados financeiros. Essa instabilidade tem causado incertezas econômicas que não param de se avolumar, não apenas no Brasil, mas também em todo o mundo.

Além disso, é importante destacar que essa volatilidade não é apenas um resultado de eventos pontuais, mas também possui causas estruturais que podem e devem ser analisadas como momentos em que os mercados se tornam disfuncionais.

(…)

A análise da disfuncionalidade dos mercados financeiros pode ser equiparada a um exame minucioso conduzido por um cientista em laboratório. Mesmo em ausência de crises financeiras agudas, é possível identificar nuances que revelam a saúde subjacente do sistema.

A capacidade do mercado de intermediar recursos entre os agentes econômicos é um indicador-chave dessa saúde. A análise cuidadosa das facetas do mercado, tanto no âmbito da intermediação financeira quanto no mercado de capitais, permite discernir os fatores que contribuem para a sua funcionalidade ou disfuncionalidade.

(…)

No sistema Bank Centric, a ênfase recai principalmente nas instituições bancárias como os principais intermediários financeiros. Bancos desempenham um papel central na intermediação de recursos entre poupadores e investidores. Já no sistema Market Centric, os instrumentos financeiros como ações, títulos e outros ativos desempenham um papel central na alocação de capital.

O Fundo Monetário Internacional propôs três dimensões cruciais para avaliar as atividades bancárias em relação ao desenvolvimento financeiro: a profundidade financeira, o acesso financeiro e a eficiência de intermediação. A seguir são apresentadas as principais definições para o sistema Bank Centric. No próximo artigo explorarei o sistema Market Centric.

Por fim, a eficiência de intermediação destaca a capacidade dos bancos em alocar recursos de maneira eficaz entre os poupadores e investidores. Bancos eficientes não apenas facilitam transações, mas também direcionam os recursos para setores que impulsionam o crescimento econômico. Sistemas financeiros que oferecem uma eficiência de intermediação para sociedade, mantem custos de intermediação, como spread de crédito, menores.

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima