fbpx

IDinheiro publicou matérias com entrevistas do professor Rodrigo Leite sobre Bitcoin e Privatização da Eletrobrás

Portal: iDinheiro

O caso do Bitcoin

Após atingir o pico histórico em abril, o Bitcoin começou uma trajetória de quedas mais agudas no dia 12 de março, após o bilionário Elon Musk anunciar que a Tesla não aceitaria mais pagamentos em Bitcoin por conta dos impactos ambientais causados pela mineração de criptomoedas.

Eu preciso iniciar falando da média e da sua relação com o valor esperado de uma variável aleatória (como por exemplo o retorno de uma ação no dia seguinte). Matematicamente, a média e o valor esperado são calculados da mesma forma. Entretanto, falamos em média quando nos referimos a algo que já aconteceu, enquanto falamos em valor esperado ao nos referirmos a uma variável aleatória que virá a acontecer. Por exemplo, falamos que a média de gols do Gabigol é de 0,77 gols por jogo pelo Flamengo porque ele, no passado, marcou 85 gols num total de 110 jogos e 85 divididos por 110 dá 0,77. Mas, no contexto de investimentos, falamos que o retorno esperado daquela ação é de 15% ao ano nos referindo à sua expectativa futura de rentabilidade.

“Bolha financeira acontece quando se tem um ativo ou classe de ativos que estão precificados acima do seu valor fundamental, dos fundamentos técnicos, e que esse tipo de precificação está alto justamente por causa de um grande fluxo de investidores que investem não por acreditar nos fundamentos, mas em busca de rendimentos no curto prazo”, resume o professor de finanças e controle gerencial do Coppead/UFRJ, Rodrigo Leite.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS

Na análise do professor de Finanças e Controle Gerencial do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodrigo Leite, o ‘peso’ na conta de luz dependerá da regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Os efeitos não são claros, podendo ser negativos a depender da regulação da Aneel e dos investimentos realizados pela Eletrobras”, articula. 

Para ler assistir matéria completa sobre a Bitcoin clique aqui e sobre a Privatização da Eletrobrás clique aqui.

Rolar para cima