Grupo de Estudos em Marketing Esportivo – SMSG

O objetivo deste grupo de pesquisa é desenvolver estudos relacionados com o marketing esportivo na realidade brasileira, contribuindo teórica e gerencialmente para a criação de conhecimentos nessa área, especialmente no que diz respeito ao patrocínio esportivo, seja nos esportes tradicionais, seja nos e-Sports, incluindo de forma não exaustiva: consumo de patrocínio esportivo; patrocínio de equipes esportivas, atletas, organizações esportivas, eventos esportivos, instalações esportivas e transmissões esportivas; patrocínio, impacto e legado de megaeventos esportivos; endosso de celebridades do esporte; comportamento do fã de esportes; consumo de esportes; envolvimento, identificação, engajamento e compulsão do fã com os esportes.

Relevância do objeto de investigação
Muito embora o patrocínio não seja um fenômeno exclusivo do esporte ao longo das últimas décadas, em muitos mercados ao redor do mundo, o patrocínio esportivo tem capturado a maior parte dos gastos com patrocínio. Os patrocinadores percebem o esporte como uma forma de obter visibilidade e atingir seus públicos-alvos. O patrocínio esportivo pode constituir ainda uma plataforma de construção de imagem. Além disso, existem benefícios B2B, dado que o esporte pode ser uma forma da empresa construir relacionamento com seus stakeholders e desenvolver novos produtos e tecnologias de forma colaborativa. Para o esporte, por um lado, o patrocínio é uma fonte de receita, por outro, pode formar uma base para o relacionamento colaborativo com um patrocinador e uma forma de engajar torcedores e consumidores. Já para os fãs do esporte, o patrocínio pode ser controverso (alguns o percebem como a hipercomercialização do esporte), mas também pode ser altamente benéfico, por criar oportunidades de experiências ao redor das propriedades esportivas.

Projetos de pesquisa em andamento
Atitude e Comportamento do Fã do Esporte – envolvimento, identificação e engajamento do fã do esporte e do e-Sport com a modalidade, com o time e com as celebridades; seu comportamento de audiência e consumo no universo dos esportes e e-Sports. Patrocínio Esportivo – alinhamento do patrocínio esportivo com a estratégia empresarial dos patrocinadores; motivos para o patrocínio esportivo; processo de seleção de propriedades patrocinadas; gestão da ativação das ações de patrocínio; e mensuração dos resultados do patrocínio esportivo. Megaeventos Esportivos: o impacto dos megaeventos esportivos na imagem, reputação e brand equity de organizadores e patrocinadores; benefícios psíquicos, impacto social e legado dos megaeventos esportivos.

Formação de pesquisadores
Mediante a orientação de alunos do mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Diálogo entre Teoria e Prática
O Grupo de Pesquisa em Marketing Esportivo fomenta o diálogo recorrente com empresas do setor mediante a realização de encontros e seminários internacionais. Além disso, os artigos resultantes da pesquisa constituem a espinha dorsal do curso Sports Sponsorship do programa de mestrado.

Disciplina do mestrado
ADM781 – Sports Sponsorship

Produção Científica

Artigos Publicados

  • Mourão, T.; Ribeiro, T.; Almeida, V.M.C. (2022) Psychic income benefits of the Rio 2016 Olympic Games: comparison of host community pre- and post-Games perceptions. Journal of Sport and Tourism, Vol. ahead-of-print No. ahead-of-print. Available at: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14775085.2021.2023364?scroll=top&needAccess=true. DOI: https://doi.org/10.1080/14775085.2021.2023364.
  • Ribeiro, T.; Calapez, A.; Almeida, V.M.C. (2021) Does the Olympic legacy and sport participation influence resident support for future events?. Leisure Studies, Vol. ahead-of-print No. ahead-of-print. Available at: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02614367.2021.2011951?scroll=top&needAccess=true. DOI: https://doi.org/10.1080/02614367.2021.2011951.
  • Ribeiro, T.; Almeida, V.M.C. (2021) Does the Olympic legacy perceived in the host city influence the resident support after the games?. International Journal of Sport Policy and Politics, v 13, n. 3, pp. 393-408. DOI: https://doi.org/10.1080/19406940.2021.1898446.
  • Ribeiro, T.; Almeida, V.M.C. (2021) Host city transportation issues: conceptualization, scale development, and validation. Sport, Business and Management, v. 11, n. 3, pp. 321-339. DOI: https://doi.org/10.1108/SBM-09-2020-0088.
  • Ribeiro, T.; Almeida, V.M.C. (2021) The Rio’s transport legacy: pre- and post-Games resident perceptions. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, v. 22, n. 1, pp. 32-52. DOI: https://doi.org/10.1108/IJSMS-04-2020-0073.
  • Coelho, M.G.R; Amorim, J.G.B.; Almeida, V.M.C. (2019) Sports Mega-Event Sponsorship: The Impact of FIFA Reputation and World Cup Image on Sponsor Brand Equity. BAR – Brazilian Administration Review, v. 16, n. 1. ISSN: 1807-7692. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-7692bar2019180071.
  • Santos, R.B.F.; Amorim, J.G.B.; Freitas, F.D.; Almeida, V.M.C. (2018) Team Nogueira: Invasão do Mixed Martial Arts no Universo Fitness. RAC – Revista de Administração Contemporânea, v. 22, n. 5, pp. 786-803. ISSN: 1415-6555. DOI: http://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018170225.
  • Amorim, J.G.B.; Almeida, V.M.C. (2017) Os Efeitos da Identificação Regional no Valor da Marca do Patrocinador Esportivo. READ – Revista Eletrônica de Administração, v. 23, n. 3, pp. 116-146. ISSN: 1413-2311. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.159.60653.
  • Freitas, F.D.; Almeida, V.M.C. (2017) Theoretical Model of Engagement in the Context of Brand Communities. BBR – Brazilian Business Review, v. 14, n. 1, pp. 86-106. ISSN: 1808-2386. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2017.14.1.5.
  • Sá, B.M.B.; Almeida, V.M.C. (2016) Sports Sponsorship Decision Model: A conceptual model proposition. In: Chadwick, S.; Chanavat, N.; Desbordes, M. (Eds). Routledge Handbook of Sports Marketing. London: Routledge. chapter 8, pp. 92-109.
  • Düsenberg, N.B; Almeida, V.M.C.; Amorim, J.G.B. (2016) The Influence of Sports Celebrity Credibility on Purchase Intention: The Moderating Effect of Gender and Consumer Sports-Involvement. BBR – Brazilian Business Review, v. 13, n. 5, pp. 02-21. ISSN: 1808-2386. DOI: https://doi.org/10.15728/edicaoesp.2016.1
  • Almeida, R.B.; Almeida, V.M.C.; Lima, D.F.P. (2015) Comunidades de Marca de Sports Fantasy Games: Identificação, engajamento, intenção de continuidade e valor da marca do patrocinador. REMark – Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 14, n. 1, pp. 33-48. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v14i1.2777
  • Amorim, J.G.B.; Almeida, V.M.C. (2015) The Effect of Simultaneous Sponsorship of Rival Football Teams. BAR – Brazilian Administration Review, v. 12, n. 1, pp. 63-87. DOI: 10.1590/1807-7692bar2015140059. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2015150009

Eventos Realizados

  • International Seminar: Digital Sports: The Field Behind the Screen (2018)
  • 3rd Inter Meeting. Sports Marketing: eSports – Trends & Opportunities (2018)
  • 2nd Inter.de Sports Marketing Meeting: Sports Sponsorship of Mega Events (2016)
  • 1st Inter Meeting. Sports Marketing: Learnings from London (2012)

Apresentações de Artigos em Eventos Internacionais

  • Ribeiro, T. & Almeida, V. (2020). Transportation Issues in Olympic Host Cities: Conceptualization, Scale Development, and Validation. 16th Asian Association for Sport Management Conference (AASM Conference 2020).
  • Ribeiro, T., Correia, A. & Almeida, V. (2020). Olympic Legacy: An Evaluation of the Transforma Programme from the Rio Olympic Games. 16th Asian Association for Sport Management Conference (AASM Conference 2020).
  • Ribeiro, T. & Almeida, V. (2020). Rio Olympic Games: comparison of residents’ pre- and post-event perceptions. European Association of Sport Management Conference (EASM Conference 2020).
  • Ribeiro, T. & Almeida, V. (2020). Transport legacy perceptions among pre- and post-Games: a longitudinal study of the 2016 Rio Olympic Games. 23º Congresso Internacional da Associação de Gestores do Desporto em Portugal (APOGESD).
  • Ribeiro, T. & Almeida, V. (2021). Does the Olympic Legacy perceived in the Host City influence the Resident Support after the Games. 11º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte (ABRAGESP).

Coordenação

Victor Almeida

Coordenador

Equipe

Otávio Figueiredo

Pesquisador associado

Tiago Ribeiro

Pesquisador Associado

Flávia D’Albergaria Freitas

Pesquisadora Associada

João Amorim

Pesquisador Associado

Thárcyla Mourão

Pesquisadora Associada

André Gavinho

Pesquisador Associado

Luiz Felipe Vianna Gonçalves

Pesquisador Associado

Lucas Ribeiro da Silva

Mestrando

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