Grupo de Estudos em Marketing Esportivo – SMSG

O objetivo deste grupo de pesquisa é desenvolver estudos relacionados com o marketing esportivo na realidade brasileira, contribuindo teórica e gerencialmente para a criação de conhecimentos nessa área, especialmente no que diz respeito ao patrocínio esportivo, seja nos esportes tradicionais, seja nos e-Sports, incluindo de forma não exaustiva: consumo de patrocínio esportivo; patrocínio de equipes esportivas, atletas, organizações esportivas, eventos esportivos, instalações esportivas e transmissões esportivas; patrocínio, impacto e legado de megaeventos esportivos; endosso de celebridades do esporte; comportamento do fã de esportes; consumo de esportes; envolvimento, identificação, engajamento e compulsão do fã com os esportes.

Relevância do objeto de investigação
Muito embora o patrocínio não seja um fenômeno exclusivo do esporte ao longo das últimas décadas, em muitos mercados ao redor do mundo, o patrocínio esportivo tem capturado a maior parte dos gastos com patrocínio. Os patrocinadores percebem o esporte como uma forma de obter visibilidade e atingir seus públicos-alvos. O patrocínio esportivo pode constituir ainda uma plataforma de construção de imagem. Além disso, existem benefícios B2B, dado que o esporte pode ser uma forma da empresa construir relacionamento com seus stakeholders e desenvolver novos produtos e tecnologias de forma colaborativa. Para o esporte, por um lado, o patrocínio é uma fonte de receita, por outro, pode formar uma base para o relacionamento colaborativo com um patrocinador e uma forma de engajar torcedores e consumidores. Já para os fãs do esporte, o patrocínio pode ser controverso (alguns o percebem como a hipercomercialização do esporte), mas também pode ser altamente benéfico, por criar oportunidades de experiências ao redor das propriedades esportivas.

Projetos de pesquisa em andamento
Atitude e Comportamento do Fã do Esporte – envolvimento, identificação e engajamento do fã do esporte e do e-Sport com a modalidade, com o time e com as celebridades; seu comportamento de audiência e consumo no universo dos esportes e e-Sports. Patrocínio Esportivo – alinhamento do patrocínio esportivo com a estratégia empresarial dos patrocinadores; motivos para o patrocínio esportivo; processo de seleção de propriedades patrocinadas; gestão da ativação das ações de patrocínio; e mensuração dos resultados do patrocínio esportivo. Megaeventos Esportivos: o impacto dos megaeventos esportivos na imagem, reputação e brand equity de organizadores e patrocinadores; benefícios psíquicos, impacto social e legado dos megaeventos esportivos.

Formação de pesquisadores
Mediante a orientação de alunos do mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Produção Científica

Artigos Publicados

  • Silva, L. R.; Almeida, V.M.C. eSports’ Event Sponsorship: Sponsor’s Brand Authenticity, Brand Equity and Purchase Intention. BAR – Brazilian Administration Review,21(Suppl.), e240138, 2025, DOI: https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2024240138.
  • Ribeiro, T., Almeida, V. M. C.  Understanding resident support towards the 2030 FIFA World Cup: a co-hosting country s perspective. European Sport Management Quarterly, 1–23, 2024, DOI:  https://doi.org/10.1080/16184742.2024.2438389
  • Ribeiro, T., Almeida, V. M. C., Anagnostopoulos, C., López-Carril, S.  Towards hosting multi-country sport mega-events: the case of the bidding process of the 2030 FIFA Men’s World Cup. European Sport Management Quarterly, 1–22, 2024, DOI:  https://doi.org/10.1080/16184742.2024.2391846
  • Cardoso, A.; Almeida, V.M.C. The Virtual Meets the Real in Sports World: Is there a circular effect between traditional sports and esports fan identification?. BBR – Brazilian Business Review, v 20, n. 2, mar/abr 2023. DOI: https://doi.org/10.15728/bbr.2023.20.2.4.en
  • Ribeiro, T., Almeida, V., Calapez, A., Matsuoka, H. and Yamashita, R. Esports and Olympic Games: a cross-cultural exploration of the player support behaviour towards the Olympics, International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, v. 24, n. 4, 2023, pp. 700-721. https://doi.org/10.1108/IJSMS-12-2022-0215
  • Calapez, A., Ribeiro, T., Almeida, V. and Pedragosa, V. Esports fan identity toward sponsor–sponsee relationship: an understanding of the role-based identity, International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, v. 25, n. 1, 2023, pp. 42-66. https://doi.org/10.1108/IJSMS-02-2023-0030
  • Ribeiro, T., Calapez, A., Almeida, V., & Matsuoka, H. Understanding the Role of Sport Values on Social Capital and Word-of-Mouth on the Internet: A Case Study of Esports Games. Simulation & Gaming, v. 54, n. 6, 2023, DOI: https://doi.org/10.1177/10468781231197175
  • Mourão, T.; Ribeiro, T.; Almeida, V.M.C. Psychic income benefits of the Rio 2016 Olympic Games: comparison of host community pre- and post-Games perceptions. Journal of Sport and Tourism, v 16, n. 1, p. 21-41, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/14775085.2021.2023364.
  • Ribeiro, T. ; Calapez, A.; Almeida, V.M.C. Does the Olympic legacy and sport participation influence resident support for future events?. Leisure Studies, v. 41, n. 4, p. 471-486,2021.  DOI: https://doi.org/10.1080/02614367.2021.2011951.
  • Ribeiro, T.; Almeida, V.M.C. (2021) Does the Olympic legacy perceived in the host city influence the resident support after the games?. International Journal of Sport Policy and Politics, v 13, n. 3, pp. 393-408. DOI: https://doi.org/10.1080/19406940.2021.1898446.
  • Ribeiro, T.; Almeida, V.M.C. (2021) Host city transportation issues: conceptualization, scale development, and validation. Sport, Business and Management, v. 11, n. 3, pp. 321-339. DOI: https://doi.org/10.1108/SBM-09-2020-0088.
  • Ribeiro, T.; Almeida, V.M.C. The Rio’s transport legacy: pre- and post-Games resident perceptions. IJSMS – International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, v. 22, n. 1, p. 32-52, 2021.  DOI: https://doi.org/10.1108/IJSMS-04-2020-0073.
  • Coelho, M.G.R; Amorim, J.G.B.; Almeida, V.M.C. (2019) Sports Mega-Event Sponsorship: The Impact of FIFA Reputation and World Cup Image on Sponsor Brand Equity. BAR – Brazilian Administration Review, v. 16, n. 1. ISSN: 1807-7692. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-7692bar2019180071.
  • Santos, R.B.F.; Amorim, J.G.B.; Freitas, F.D.; Almeida, V.M.C. (2018) Team Nogueira: Invasão do Mixed Martial Arts no Universo Fitness. RAC – Revista de Administração Contemporânea, v. 22, n. 5, pp. 786-803. ISSN: 1415-6555. DOI: http://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018170225.
  • Amorim, J.G.B.; Almeida, V.M.C. (2017) Os Efeitos da Identificação Regional no Valor da Marca do Patrocinador Esportivo. READ – Revista Eletrônica de Administração, v. 23, n. 3, pp. 116-146. ISSN: 1413-2311. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.159.60653.
  • Freitas, F.D.; Almeida, V.M.C. (2017) Theoretical Model of Engagement in the Context of Brand Communities. BBR – Brazilian Business Review, v. 14, n. 1, pp. 86-106. ISSN: 1808-2386. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2017.14.1.5.
  • Sá, B.M.B.; Almeida, V.M.C. (2016) Sports Sponsorship Decision Model: A conceptual model proposition. In: Chadwick, S.; Chanavat, N.; Desbordes, M. (Eds). Routledge Handbook of Sports Marketing. London: Routledge. chapter 8, pp. 92-109.
  • Düsenberg, N.B; Almeida, V.M.C.; Amorim, J.G.B. (2016) The Influence of Sports Celebrity Credibility on Purchase Intention: The Moderating Effect of Gender and Consumer Sports-Involvement. BBR – Brazilian Business Review, v. 13, n. 5, pp. 02-21. ISSN: 1808-2386. DOI: https://doi.org/10.15728/edicaoesp.2016.
  • Almeida, R.B.; Almeida, V.M.C.; Lima, D.F.P. (2015) Comunidades de Marca de Sports Fantasy Games: Identificação, engajamento, intenção de continuidade e valor da marca do patrocinador. REMark – Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 14, n. 1, pp. 33-48. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v14i1.2777.
  • Amorim, J.G.B.; Almeida, V.M.C. (2015) The Effect of Simultaneous Sponsorship of Rival Football Teams. BAR – Brazilian Administration Review, v. 12, n. 1, pp. 63-87. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2015140059.

    Coordenação

    Victor Almeida

    Coordenador

    The COPPEAD Graduate School of Business, UFRJ.

    Pesquisadores Associados

    Tiago Ribeiro

    Pesquisador Associado

    Faculty of Human Kinetics, University of Lisbon – Portugal

    Otávio Figueiredo

    Pesquisador associado

    The COPPEAD Graduate School of Business, UFRJ.

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