Eduardo Raupp no Jornal do Brasil: orçamento das universidades federais cariocas e o debate na Alerj

A situação orçamentária das entidades federais de ensino sediadas no Rio de Janeiro, com perdas de 50% na comparação entre 2015 e 2022, é bastante delicada e tem sido alvo de muitas críticas, questionamentos e preocupação. Para buscar soluções para o problema, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) debate, através do Fórum de Desenvolvimento Estratégico e da Assessoria Fiscal, o cenário das instituições federais cariocas. O Coppead/UFRJ estará representado no encontro com a presença do professor de Educação Empreendedora, Eduardo Raupp.

Um levantamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) demonstra que R$ 11,9 milhões, ou seja 3,58% do orçamento da universidade para 2022, estão bloqueados. Com o cancelamento do valor, a dotação orçamentária caiu de R$ 329,2 milhões aprovados no Orçamento de 2022 para R$ 317,2 milhões.

Com essa previsão orçamentária, a UFRJ não terá recursos para o pagamento dos contratos de manutenção básica da instituição a partir de setembro de 2022. Comparando com o ano de 2015 (há sete anos), a previsão orçamentária da UFRJ encolheu 48,9% tirando a inflação do período. Era de R$ 644 milhões, em 2015, e passou para R$ 329,2 milhões, em 2022. Quando comparado aos valores bloqueados este ano, a queda orçamentária entre 2015 e 2022 é ainda maior, chegando a 50,7%.

Acesse a matéria na íntegra clicando aqui.