
Murilo Carrazedo Marques da Costa Filho

Marketing
Murilo Carrazedo Marques da Costa Filho
Doutor e Mestre em Administração de Empresas, PUC-RIO
Mestre em Administração de Empresas, University of Manchester
Áreas que leciona
Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor, Precificação
Interesses de pesquisa
Efeitos da Configuração de Metas, Vieses Cognitivos em Contextos de Consumo, Comportamento dos Consumidores
Biografia
Murilo Carrazedo Marques da Costa Filho é professor adjunto no Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É doutor (2018) e mestre (2014) em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com pós-doutorado (2023) na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Possui também MBA pela Alliance Manchester Business School (2004), com bolsa do programa Chevening, e graduação em Engenharia Química pela UFRJ (1991). Antes de ingressar no COPPEAD, atuou como professor adjunto no Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Seus interesses de pesquisa incluem (mas não se limitam a): os efeitos da configuração de metas sobre o desempenho individual (goal-setting theory), o impacto do boca a boca eletrônico (eWOM) sobre atitudes e intenções de compra, vieses cognitivos em julgamentos e tomadas de decisão em contextos de consumo, lealdade à marca e comportamento de consumidores de baixa renda. Nos últimos anos, tem se dedicado principalmente ao desenvolvimento de pesquisas quantitativas com delineamento experimental, embora se mantenha aberto a outros delineamentos — incluindo abordagens qualitativas — quando pertinentes aos objetivos de investigação.
Possui publicações em periódicos nacionais e internacionais de alto impacto, tais como Journal of Business Research, Judgment and Decision Making, Personality and Individual Differences, Journal of Advertising Research, Journal of Consumer Marketing, International Journal of Consumer Studies e Qualitative Market Research. É também revisor de periódicos nacionais e internacionais de alto impacto, incluindo Journal of Experimental Social Psychology, International Journal of Consumer Studies, Journal of Hospitality and Tourism Insights e BAR – Brazilian Administration Review.
Murilo possui sólida experiência executiva, tendo atuado por duas décadas em cargos de liderança nas áreas de marketing e vendas em empresas como Coca-Cola e Philip Morris. No COPPEAD, ministra disciplinas nos programas stricto sensu com foco em Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Precificação.