
“Vamos receber a professora e pesquisadora Gláucia Fernandes Vasconcelos. O nosso tema da nossa conversa: crise climática que pode levar milhões de brasileiros à pobreza extrema até o ano de 2030. Gláucia Fernandes. Tudo bem, doutora? Obrigado pela participação com a gente aqui na CBN.”
(…)
“Nós podemos dizer que a falta de chuva ou excesso de chuva, um ou outro, que vai causar essa mudança econômica na população?”
(…)
Gláucia Fernandes: “Sim. Nós podemos falar que existe uma relação entre os desastres climáticos que vem acontecendo nos últimos tempos e o impacto econômico financeiro para toda a população. Além do impacto social, é claro.”
“O que os estudos mais recentes apontam com relação ao clima num prognóstico de futuro?”
Gláucia Fernandes: “Sim. Perfeito. Nós podemos fazer uma relação do que que está acontecendo hoje em dia da vulnerabilidade que a sociedade está exposta diante dos acontecimentos eventos climáticos e aquilo que é esperado pros próximos anos. Então, por exemplo, um estudo da Oceania mostrou que nos últimos cinco anos os impactos das mudanças climáticas para a economia aumentou na ordem de 250% comparado ao ano de a década de noventa. Então, para os próximos anos, esses impactos, eles certamente ficarão muito maior. Traduzindo, a chance de eventos cada vez mais extremos e numa frequência muito maior é alta. E esses eventos trazem para a população a possibilidade de secas prolongadas, inundações, ondas de calor que se traduzem em perdas econômicas, financeiras, perdas de vidas, mudança de saúde e mais impacto social.” […]
(…)
Assista à reportagem na íntegra clicando aqui.
Veja todas as nossas outras notícias clique aqui.