Essa foi uma das perguntas que recebi em um curso de econometria na Coppead. Claro que foi uma pergunta estimulada pelo debate da própria palavra econometria, que se dividirmos em duas partes ecometria temos Econo – Metria: “econom-” (derivado de “economia”) com metria” (do grego “metron”, que significa “medida”) utilizado para indicar a quantificação ou mensuração de algo.
E minha resposta foi sim, é possível medir tudo! Até mesmo a felicidade, da seguinte maneira: Felicidade= f(Proposito, Prazer)
Neste contexto, a felicidade é tratada como uma função dos dois componentes: propósito (ou Senso de Realização): na economia, propósito refere-se a atividades que proporcionam uma sensação de significado ou realização de longo prazo. Isso pode ser relacionado ao conceito de “utilidade”, onde a satisfação não vem apenas do consumo imediato, mas também de investimentos em atividades que geram valor futuro, como educação, carreira ou até atividades altruístas.
Olhando a felicidade como um fenômeno temporal estamos sempre neste conflito intertemporal entre o curto e o longo prazo. Prazer no curto prazo, propósito no longo prazo. Lazer no curto prazo e trabalho (que nos dará recursos financeiros) e seu propósito no longo prazo.
(…)
Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.
Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.