Bom estado das embalagens! O cliente está de olho. Vem saber!

Contribuição: Profª. Thaysa Nascimento

O processo de decisão de compra envolve inúmeros fatores para os clientes. Alguns são mensuráveis, outros não. Uns podem ser influenciados, outros não. Mas um desses fatores que o supermercadista tem total controle é: a apresentação das embalagens. Segundo recente pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFEC/RJ), os consumidores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro estão cada vez mais criteriosos na hora da decisão de compra e as embalagens desempenham papel essencial nessa deliberação.

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“A embalagem de um produto não apenas protege esse produto. Ela fornece informações importantes, atrai a atenção e comunica valor. Embalagens ajudam inclusive o consumidor a facilmente identificar o produto de sua marca favorita. Por isso, esse item não passa desapercebido durante o momento da compra e pode influenciar diretamente a experiência do consumidor”, frisa Thaysa Nascimento, professora e pesquisadora do Centro de Estudos em Consumo do Coppead/UFRJ.

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A pesquisadora alerta: “Que tipos de ponto de atenção o varejo supermercadista, por exemplo, precisa ter? Para os varejistas é importante ter em mente que as embalagens em bom estado comunicam cuidado com aquele produto e com a experiência do cliente. Por isso, é crucial buscar proteger o produto para entregá-lo ao consumidor em perfeito estado. Isso significa proteger o produto inclusive de fatores externos, como umidade e exposição solar. O cuidado com embalagens também pode facilitar as operações logísticas, promovendo maior facilidade de armazenamento, reposição e manuseio. Evite, por exemplo, colocar produtos empilhados dentro de carrinhos para comunicar promoções. Isso gera ao consumidor a sensação de que esses são produtos esquecidos ou que estão com algum problema. Evitar exibir produtos com embalagens danificadas ajuda na comunicação visual e no aumento da atratividade do consumidor. O cuidado com a embalagem também pode reduzir custos relativos à possíveis devoluções por parte do consumidor”.

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