Balança comercial é favorável aos EUA

Contribuição: Prof. Rodrigo Leite

Captura de tela retirada do Repórter Brasil que veio ao ar no dia 10/07/25.

No último dia 10 (10/07), o professor Rodrigo Leite contribuiu em matéria para o Repórter Brasil Tarde sobre as possíveis consequências das tarifas impostas pelo atual presidente dos Estados Unidos na economia brasileira, participando da programação oficial da TV Brasil. Confira abaixo alguns trechos da reportagem.

“Ao anunciar as tarifas, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse que os Estados Unidos têm déficit comercial na relação com o Brasil como já dissemos aqui. Os números mais recentes, porém, mostram uma realidade muito diferente dessa.

Laranjas, carne, café e muitos outros produtos. O Brasil vende muito para os Estados Unidos, mas também compra bastante. E, ultimamente, o país presidido por Donald Trump leva vantagem financeira. A balança comercial é o indicador econômico que mostra a diferença entre o que um país vende e compra do resto do mundo durante um determinado período de tempo.”

(…)

“Economistas alertam que as tarifas dos Estados Unidos podem afetar setores estratégicos da exportação brasileira.” 

Rodrigo Leite: A principal exportação do Brasil dos Estados Unidos é petróleo, minério e também aeronaves, no caso da Embraer. Especialmente porque você tem um mercado de jatos executivos muito aquecido nos Estados Unidos e uma das principais fornecedoras desses jatos é a Embraer.

(…)

Qual é o caminho que o Brasil vai seguir? Vai seguir para um caminho chinês de partir para o enfrentamento ou vai seguir por um caminho como foi o caminho mexicano de partir pra algo diplomático e, nesse primeiro momento, não responder as tarifas?

Rodrigo Leite: Os dois lados têm prós e contras. E aí, é questão de aguardar pra ver. E os dois vão ter consequências muito diferentes.

(…)

Assista à reportagem na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Scroll to Top