
Após consequentes períodos de alta, uma das grandes paixões nacionais do brasileiro apresentou retração nos preços. No mês de junho, o café registrou quedas expressivas no mercado nacional e chegou aos menores índices em meses, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP).
(…)
Claudio Moraes, professor de Finanças do Coppead/UFRJ, pontua: “O café, como commodity, está sujeito às flutuações da oferta e da demanda. A expansão da produção, particularmente no Vietnã, e outros fatores globais, como crises climáticas, levaram a uma redução nos preços globais do café. Essa queda pode ser temporariamente revertida por eventos como perdas significativas nas safras ou outras questões ambientais”.
(…)
Atenção ao futuro
Apesar do cenário momentâneo de queda nos preços, o Cepea indica que é preciso estar alerta para os impactos climáticos registrados no fim do mês de junho, quando geadas atingiram importantes regiões produtoras, como áreas em São Paulo e Minas Gerais e, principalmente, no norte do Paraná. Os efeitos climáticos podem não impactar a safra atual, mas podem comprometer a produção de 2026.
“O cenário atual é volátil e de curto prazo, sendo necessário um período mais extenso de análise para determinar mudanças consistentes no comportamento do mercado”, alerta o professor do Coppead/UFRJ.
(…)
Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.
Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.